Live de parceiros do Crea-SP trouxe papo sobre cinema e Engenharia

17 de março de 2026, às 14h39 –
Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Enquanto a premiação do Oscar acontecia em Los Angeles, a live de influenciadores de cinema em parceria com o Crea-SP se tornou protagonista entre os fãs da sétima arte. Com uma transmissão que misturou comentários em tempo real com pequenos vídeos que conectaram os 10 indicados a melhor filme com soluções de Engenharia presentes nas produções.  

A live foi exibida simultaneamente nos canais dos influenciadores Isabela Boscov, uma das críticas de cinema mais conhecidas do país; Michel Arouca, criador do site Série Maníacos e comentarista de cultura pop; e Carol Moreira, jornalista e youtuber especializada em cinema e séries, e alcançou até o momento mais de 370 mil visualizações. Enquanto eles reagiam aos premiados da cerimônia, o público acompanhava nos intervalos os vídeos especiais preparados para a transmissão que trazem curiosidades do mundo da Engenharia 

Com destaque para dois “filmetes”. Um falando da recriação da Recife de 1977 em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, que contou com câmeras e lentes anamórficas originais da Panavision dos anos 1970 para reproduzir a textura e as cores da época. Com a atmosfera de suspense do filme criada pela engenharia acústica, em sua mixagem final de som. E o de Uma Batalha Após a Outra, mostrando como a produção, que ganhou o Oscar de melhor filme, do diretor Paul Thomas Anderson resgatou a tecnologia VistaVision 35mm, um formato horizontal clássico que exigiu da equipe de engenheiros da Panavision o desenvolvimento de componentes e lentes especiais para adaptar as câmeras ao projeto. O resultado foi a consagração com seis estatuetas entre as 13 indicações que recebeu, incluindo melhor direção, melhor roteiro adaptado e ator coadjuvante (Sean Penn). 

A mobilização do público e iniciativas como a live do Crea-SP ajudaram a ampliar a conversa sobre cinema e tecnologia, tema também abordado na reportagem “E o Oscar 2026 vai para…a Engenharia!”, que mostra como inovações criadas por engenheiros e técnicos como a Steadicam, o sistema de som Dolby Stereo e softwares de efeitos visuais transformaram a forma de filmar e de assistir às produções nas telas. Veja a live na íntegra aqui! 

Produzido pela CDI Comunicação 

Outras notícias

1001222147

Crea-SP chega ao marco de 50 unidades do CreaLab Coworking com inauguração em Vargem Grande Paulista

Leia a notícia
55172686424_369ee56829_o-scaled

Sistema Confea/Crea viabiliza estudos e anteprojeto de Engenharia para ponte entre SP e PR

Leia a notícia
Foto-1_Acordo-Confea-e-CPIC

Acordo de reciprocidade com Argentina amplia atuação profissional

Leia a notícia
Reuniao-Crea-SP-e-Enel

Crea-SP debate soluções urbanas e arborização em encontro com a Enel

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.