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Disponível em <https://www.creasp.org.br/servico/segunda-via-da-carteira-de-identidade-profissional/>.
Acesso em 29/04/2024 às 01h21.

Segunda Via da Carteira de Identidade Profissional

O que é?

A segunda via ou substituição da carteira de identidade profissional poderá ser solicitada por profissionais em motivos de extravio, perda, roubo, inutilização, alteração de  dados cadastrais, inclusão de novo título ou alteração para o novo modelo com chip.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • RP – Requerimento de registro profissional;
  • Documentação comprobatória, quando alteração dos dados cadastrais;
  • Boletim de ocorrência (B.O.), quando situação de furto, roubo ou extravio;
  • Para alterar a foto já cadastrada, encaminhe nova imagem atual na resolução mínima de 96dpi sem data, em dimensão 3X4, com fundo branco, vestindo roupas de cor escura;
  • Assinatura a caneta preta estando a imagem digitalizada em resolução acima de 300dpi;
  • Foto do tipo selfie do profissional solicitante, segurando um documento com foto ao lado do rosto, quando envio da documentação por e-mail;
  • Comprovante do pagamento da taxa de serviço;
  • Para atendimento presencial, apresentar a cópia simples e o original correspondente da documentação ou cópia autenticada;
  • Opcionais:
    • Comprovante de doador de órgãos e tecidos;
    • Comprovante sanguíneo, cartão de doador ou atestado médico;
    • PIS/PASEP.

TAXA DE SERVIÇO

  • R$61,28 referente a taxa de emissão de carteira de identidade profissional;
  • R$15,50 referente a taxa de postagem dos Correios para envio da carteira de identidade profissional.

Todo boleto emitido é registrado na Febraban e fica disponível na plataforma bancária quando houver adesão ao DDA (Débito Direto Autorizado).

O interessado será responsável pelas informações prestadas em seu requerimento, pelo conteúdo do documento digitalizado e por sua fiel correspondência ao documento original, podendo o Crea-SP requerer, a qualquer tempo, a apresentação de documento original para averiguação, fixando prazo para cumprimento.

Quem pode solicitar?

Desde que atendido envio completo da documentação, não há exigência referente ao perfil do solicitante.

Como solicitar o serviço?

Envie a documentação para um dos canais de atendimento abaixo e aguarde o envio da taxa de serviço:

Como obter o serviço?

O deferimento do protocolo disponibiliza:

Prazo de conclusão

Prazo estimado de conclusão do protocolo é de 20 (vinte) dias, a partir da contabilização da taxa de pagamento, havendo variação em face a documentação apresentada e da resposta da instituição de ensino sobre a consulta da confirmação de conclusão e situação cadastral do curso.

Para o envio do documento físico por correspondência, há até 3 (três) tentativas de entrega com recebimento via AR, sendo o primeiro prazo de 5 (cinco) dias após a postagem. Entregas não concluídas, o documento é devolvido à unidade emissora do CREA-SP, com lista disponível para consulta clicando aqui.