Crea-SP integra iniciativa de modernização da fiscalização

22 de maio de 2025, às 14h29 –
Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Mapeamento Nacional de Fiscalização, projeto inovador do Sistema Confea/Crea e Mútua, foi lançado oficialmente no último dia 7/05. A iniciativa marca o início de uma nova fase na coleta e análise de dados sobre as ações fiscalizatórias em todo o país, e contou com apoio das Coordenadorias de Câmaras Especializadas e participação dos Conselhos Regionais, visando consolidar uma base padronizada de informações e permitir maior eficiência e precisão nas estratégias adotadas pelos Conselhos Regionais.

A proposta integra o Plano de Metas Finalísticas (PMF) para o triênio 2025-2027, e já vem sendo acompanhada com atenção especial pelo Crea-SP, reconhecido por sua estrutura robusta de fiscalização e por métodos de trabalho que servem de referência para outros Estados. “A criação de um banco de dados unificado é uma conquista para o Sistema como um todo, e São Paulo tem contribuído ativamente para que esse processo aconteça”, afirmou a presidente Eng. Lígia Mackey. “Temos buscado constantemente a inovação na forma de fiscalizar, e ver esse ideal ganhar força no Brasil nos mostra que estamos no caminho certo”, completou.

Segundo o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, a entrega representa um passo essencial para a integração efetiva dos Conselhos. “Esse mapeamento só é possível porque estamos agindo em conjunto, com a participação direta das Coordenadorias Nacionais e dos coordenadores regionais. Acompanhar a evolução da fiscalização em cada Crea exige esse esforço alinhado e integrado”, destacou.

O projeto teve início com um piloto focado na modalidade de Engenharia Civil e deve se expandir para abranger todas as áreas de atuação do Sistema. O objetivo central é garantir que apenas profissionais habilitados e registrados estejam à frente de atividades técnicas, promovendo mais segurança para a sociedade. A expectativa é que, com dados confiáveis e detalhados, as ações de fiscalização possam se tornar cada vez mais eficientes e direcionadas, fortalecendo a atuação em território nacional.

 

Produzido pela CDI Comunicação com informações do Confea

Outras notícias

260219_CREASP_Dir-16-scaled-e1775076482174

Vice-presidente Fernando Rosa assume exercício da presidência do Crea-SP

Leia a notícia
1001222147

Crea-SP chega ao marco de 50 unidades do CreaLab Coworking com inauguração em Vargem Grande Paulista

Leia a notícia
55172686424_369ee56829_o-scaled

Sistema Confea/Crea viabiliza estudos e anteprojeto de Engenharia para ponte entre SP e PR

Leia a notícia
Foto-1_Acordo-Confea-e-CPIC

Acordo de reciprocidade com Argentina amplia atuação profissional

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.