5 de junho – Dia do Engenheiro Mecânico

4 de junho de 2019, às 12h51 –
Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Noventa e quatro mil, trezentos e trinta e nove. Este é o número de Engenheiros Mecânicos registrados no Sistema Confea/Crea, com conhecimento técnico para atuar nos mais diversos setores da economia nacional e de fácil absorção nas indústrias automobilística, aeronáutica, naval e petroquímica. Só no Crea-SP são cerca de 68 mil engenheiros e tecnólogos ativos da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, também aptos a atuar no acompanhamento de obras e na elaboração de projetos de estruturas e sistemas de climatização.

A exemplo das profissões que se reinventam, a multidisciplinar Engenharia Mecânica incorpora-se plenamente no processo de consolidação da Indústria 4.0, de rápida automatização dos maquinários a partir do conceito da chamada Internet das Coisas (IoT) e da mudança radical nas linhas de montagem para fabricação de produtos inovadores e customizados.

Tal cenário impõe uma nova realidade para as Engenharias: a cibernética, em que o espaço virtual é usado cada vez mais na projeção de simulações e os sensores são calibrados para monitorar processos físicos com base em dados interconectados, acessados remotamente e acompanhados em tempo real.

É certo que essa nova situação aumenta a responsabilidade do Engenheiro Mecânico sobre movimentos e estruturas. No entanto, o profissional da área que se coloca na busca de soluções pelo avanço da Tecnologia 4.0 tem todo um mercado à sua disposição. Com informação, eficiência e mais rapidez, reduzem-se os desperdícios por falhas, competência que o Engenheiro Mecânico só tende a aprimorar.

Parabéns, Engenheiros Mecânicos!

Outras notícias

freepik_engenheiro-agronomo-cacau-walking-between-rows-of-cacao-trees-carrying-clipboard_0001

A Engenharia por trás da Páscoa: do cacau ao chocolate

Leia a notícia
AdobeStock_1872582843_Preview

Dia das Telecomunicações exalta evolução e o papel da Engenharia

Leia a notícia
260219_CREASP_Dir-16-scaled-e1775076482174

Vice-presidente Fernando Rosa assume exercício da presidência do Crea-SP

Leia a notícia
1001222147

Crea-SP chega ao marco de 50 unidades do CreaLab Coworking com inauguração em Vargem Grande Paulista

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.