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Disponível em <https://www.creasp.org.br/servico/reenquadramento-de-faixa-capital-social/>.
Acesso em 29/04/2024 às 05h58.

Reenquadramento de Faixa (Capital Social)

O que é?

Conforme disposto no artigo 10 da Resolução 1.121/2.019 do CONFEA, a pessoa jurídica deve manter o cadastro atualizado no CREA, comunicando no prazo de até 10 (dez) dias alterações no instrumento constitutivo.

De acordo com o artigo 14º do Ato 50 do CREA-SP, a alteração do capital social prevê análise para o reenquadramento da faixa de capital social da empresa e, quando necessário, altera o valor da anuidade para o ano seguinte à apresentação do referido documento no CREA-SP.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Alteração contratual devidamente registrada no órgão competente;
  • Procuração para fim específico quando documentação assinada por procurador.

TAXA DE SERVIÇO

  • Gratuita quando emitida no formato online, no login CREANET do responsável técnico pela empresa;
  • R$61,28 referente à taxa de emissão da certidão quando solicitada na abertura do protocolo.

Todo boleto emitido é registrado na Febraban e fica disponível na plataforma bancária quando houver adesão ao DDA (Débito Direto Autorizado).

O interessado será responsável pelas informações prestadas em seu requerimento, pelo conteúdo do documento digitalizado e por sua fiel correspondência ao documento original, podendo o Crea-SP requerer, a qualquer tempo, a apresentação de documento original para averiguação, fixando prazo para cumprimento.

Quem pode solicitar?

A solicitação online somente pode ser feita por representante legal ou procurador da empresa.

Como solicitar o serviço?
  • Clique aqui e acesse o link para fazer o cadastro ou solicitar um serviço;
  • Após login, clique em Atendimento ao Público > Alteração de Registro de Empresa;
  • Preencha o formulário, anexe a documentação correspondente e clique em Avançar;
  • Quando certidão solicitada, a etapa seguinte será de emissão do boleto e, a análise da documentação iniciada após a contabilização do pagamento que deve ocorrer em até 10 (dez) dias;
  • Quando não solicitada a certidão, a documentação segue para análise.

Quando exigência para envio de documentação complementar, consulte o protocolo no mesmo link de abertura da solicitação e inclua os novos dados.

Como obter o serviço?
  • Após conclusão do protocolo, a emissão da certidão atualizada da empresa estará disponível no login CREANET do responsável técnico;
  • Quando requerida a certidão na abertura do protocolo, o documento online será encaminhado via e-mail.
Prazo de conclusão

Prazo estimado de conclusão do protocolo é de 20 (vinte) dias, a partir da contabilização da taxa de pagamento, havendo variação em face a documentação apresentada.