Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/vencedores-do-desafio-hyundai-crea-sp-iniciam-estagio-na-montadora/>.
Acesso em 28/04/2024 às 03h39.

Vencedores do Desafio Hyundai/Crea-SP iniciam estágio na montadora

Os quatro selecionados desenvolvem os projetos a partir da imersão na rotina da fábrica

8 de fevereiro de 2024, às 9h45 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

“Assim que cheguei na Hyundai, percebi como a tecnologia é palpável e está tão perto da gente, e não só fora do Brasil. Isso me mostrou o que eu preciso para seguir carreira em uma multinacional, que é o meu sonho, e que entrar aqui não é algo impossível como imaginava. Sair da zona de conforto está sendo fundamental”, reconhece a estudante de Engenharia Civil no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Julia Estrela, uma das vencedoras do Desafio Hyundai/Crea-SP. 

A estudante de 21 anos foi selecionada junto de Karen Lobo, Willian Bueno e Julia Prado para participarem do estágio de verão na montadora, que teve início no dia 15 de janeiro, após a parceria entre o Crea-SP e a Hyundai, voltada para estudantes da área tecnológica, resultar em apresentações de diversas ideias inovadoras dentro dos três eixos temáticos propostos: ESG, Indústria 4.0 e Carros Conectados.  

Os quatro foram recebidos em seu primeiro dia por uma equipe de colaboradores da Hyundai que apresentou a eles a cultura da empresa e todo o espaço disponível de trabalho. “Minhas expectativas foram superadas assim que entrei na montadora. Um time acolhedor, com escritórios descontraídos e um ambiente industrial organizado e com um nível impressionante de tecnologia e automação”, conta Willian Bueno, graduando de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).  

O universitário de 21 anos que propôs um projeto voltado para o tema de Indústria 4.0, utilizando o pilar da realidade aumentada, explica os desafios de colocá-lo em prática durante o estágio. “O objetivo é inovar e aprimorar em alguma área da fábrica, que já é muito eficiente e otimizada. Por isso, estou realizando um estudo de caso com o intuito de delimitar uma área ou processo na indústria para conseguir descrever uma proposta mais robusta”, enfatiza. 

Já Karen Lobo, estudante de Engenharia de Manufatura da Universidade de Campinas (UNICAMP), está desenvolvendo seu projeto relacionado ao tema de Carros Conectados. “No meu curso, lido com muitas disciplinas do ramo industrial, e este estágio está sendo uma oportunidade incrível de associar o conteúdo visto na sala de aula com a prática. Mesmo em pouco tempo de experiência, já me fez perceber como gosto de trabalhar em soluções de problemas e pensar em inovações que satisfaçam as necessidades do cliente”, declara Karen, 20 anos. 

A última estagiária é a estudante de Engenharia Mecânica na Universidade de Campinas (UNICAMP) Laura Prado, que, dentro da temática de ESG, está trabalhando na implementação de um aplicativo exclusivo para mulheres na Hyundai. “Para colocar em prática minha ideia, a princípio, buscarei dados dentro da empresa relacionados às colaboradoras, e entrarei em contato com elas para entender suas necessidades e como o aplicativo pode ser útil”, explica. Não apenas no desenvolvimento do seu projeto, mas a experiência já tem proporcionado novas perspectivas para a universitária de 20 anos. “Essa imersão me despertou um interesse no universo automobilístico que, com certeza, pretendo aprofundar. Acredito que estarei muito mais preparada para o mercado de trabalho depois desse contato com a montadora e toda a sua estrutura”, conclui. 

Serão quatro semanas de imersão na fábrica da Hyundai, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde os quatro jovens participam de um período de atividades para desenvolver os projetos apresentados no processo seletivo do concurso. Logo depois, do dia 12 a 16 de fevereiro, os estudantes irão para o escritório da montadora, localizado na capital paulista. Depois, eles encerrarão a sexta e última semana de estágio (de 19 a 23/02) de suas casas no modelo remoto, concluindo o que foi trabalhado presencialmente. 

No último dia, os estudantes vão até a sede do Crea-SP. “Receberemos os alunos, que vão apresentar seus projetos e contar suas experiências durante o estágio. Tenho certeza que a oportunidade de trabalhar em uma empresa mundialmente reconhecida está sendo um período de muito crescimento profissional e pessoal que ficará marcado na vida deles, e o Conselho está à disposição para auxiliá-los nessa jornada”, declara a presidente do Crea-SP, Eng. Ligia Mackey. 

O gerente regional do Conselho em Piracicaba, Eng. Arthur Azevedo Neto, visitou a fábrica da montadora para conversar com os estagiários. “É muito importante essa imersão em todos os setores da Hyundai, que já está instalada em Piracicaba há 11 anos. A iniciativa em parceria com o Crea-SP ajuda no amadurecimento das ideias dos vencedores do desafio em favor da inovação da área tecnológica”, afirma. 

 

Produzido pela CDI Comunicação