Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/formei-e-agora/>.
Acesso em 25/04/2024 às 20h22.

Formei! E agora?

Depois de formado, o registro é o primeiro passo para exercer sua profissão

24 de janeiro de 2023, às 9h17 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

É recém-formado em Engenharia, Agronomia ou Geociências ou acabou de concluir um curso de tecnólogo? Então chega mais para entender sobre o registro profissional do Crea-SP.

Antes de tudo, você precisa saber que estar registrado no Conselho, além de ser uma obrigação legal para atuar na área tecnológica, te garante uma série de benefícios. Para te ajudar nesta fase inicial da carreira, o Crea-SP oferece 90% de desconto para recém-formados que solicitam o primeiro registro até 180 dias após a data de conclusão do curso. Saiba mais.

Pronto, agora que você já conhece a importância do registro, veja quais são os tipos disponíveis:

Provisório: para recém-formados ainda não diplomados. Isso significa que, enquanto o diploma estiver em fase de processamento, é possível solicitar, a partir do certificado de conclusão de curso, o registro provisório, que tem validade de um ano;

  • Temporário: para diplomados no exterior com contrato por tempo determinado no Brasil;
  • Definitivo: para profissionais diplomados.

Ah, importante! Para obter o registro no Crea-SP é necessário que tanto a instituição de ensino quanto o seu curso também sejam cadastrados no Conselho.

Como registrar

Então vamos ao que interessa? O registro é a comprovação de que você se dedicou e investiu na sua formação profissional. Isso garante que pessoas leigas não exerçam as atividades da área tecnológica, limitando os títulos de engenheiro, agrônomo, geocientista e tecnólogo a quem estudou para tal. A efetivação desse registro se dá pela seguinte forma:

  1. Digitalize seus documentos (RG, RNE ou CNH – o registro seguirá a validade da CNH; CPF – apenas se apresentado RG que não tenha o número de CPF; diploma – frente e verso; histórico escolar; atestado de conclusão de curso; comprovante de endereço; e comprovante de quitação militar – para profissionais do sexo masculino. Opcionais: PIS e comprovante de tiragem sanguínea);
  2. Salve os arquivos em PDF, JPG, PNG ou GIF renomeados com a indicação de qual documento se trata;
  3. Os arquivos não devem exceder o tamanho máximo de 1 MB;
  4. Acesse o site creasp.org.br;
  5. No menu superior, clique em Profissional, selecione a opção CreaNet;
  6. Para fazer o seu cadastro na plataforma, clique em Acesso ou Registro de Profissionais e depois em Cadastrar;

  1. Preencha os campos indicados e conclua seu cadastro. Lembre-se de salvar, é só clicar no ícone;

  1. Será necessário informar uma opção de recebimento do código de autenticação (por e-mail ou SMS) para o login com verificação em duas etapas. Esta é uma medida extra de segurança para você e o Conselho;

  1. Depois de cadastrado na plataforma do CreaNet, faça o login e clique em Solicitações e depois em Registro de Profissional no menu superior que estará na tela;

  1. Preencha o requerimento on-line e clique em Confirmar;
  2. Após finalizar o requerimento, será gerado um boleto para pagamento da taxa de registro e dos Correios. Isso porque, depois de analisada a sua solicitação e concluído o seu registro, o Crea-SP te enviará a carteira profissional por Sedex;
  3. Pronto, agora é só aguardar! Todo o processo de envio do requerimento, análise e retorno do Crea-SP pode ser acompanhado pela plataforma.

Está em dúvida se o seu curso exige registro profissional no Crea-SP? Se liga:

Engenharias: Civil, Ambiental, Sanitarista, de Infraestrutura Aeronáutica, Hídrica, Elétrica, de Computação, de Telecomunicações, de Controle e Automação, Eletrônica e Eletrotécnica, Mecânica, Industrial, de Produção, de Operação, Metalúrgica, Aeronáutica, Naval, Química, de Alimentos, de Materiais, Têxtil, de Minas, de Geologia, de Agrimensura, Cartográfica, Agronômica, Florestal, Agrícola, de Pesca, de Aquicultura e de Segurança do Trabalho.

Agronomia: pode ser tanto o curso com o próprio nome ou a Engenharia Agronômica. Atenção!

As Geociências: Geologia, Geografia e Meteorologia.

E os tecnólogos: que podem ser das modalidades Civil, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica, Telecomunicações, Mecânica e Metalúrgica, Química, Geologia e Minas, Agrimensura e Agronomia.

Se ainda não tiver certeza se o seu curso te enquadra na obrigatoriedade do registro, confira a tabela de títulos profissionais abrangidos pelo Crea-SP disponível aqui.

 

Produzido pela CDI Comunicação