Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/desafio-hyundai-crea-sp-divulga-vencedores/>.
Acesso em 14/05/2024 às 19h34.

Desafio Hyundai/Crea-SP divulga vencedores

Autores das melhores ideias participarão de estágio na montadora em 2024

8 de dezembro de 2023, às 10h51 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Foram anunciados, nesta quinta-feira (7/12), os nomes dos quatro estudantes que venceram o Desafio Hyundai/Crea-SP e garantiram uma vaga no estágio de verão da empresa. O concurso selecionou as ideias mais inovadoras em três eixos temáticos – ESG, Indústria 4.0 e carros conectados – com o objetivo de incentivar e mobilizar estudantes a contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação da área tecnológica.

Na última terça-feira (5/12), durante a etapa de apresentações dos projetos, chamada de Pitch Day, os selecionados na fase de classificação levaram as ideias para uma banca de jurados formada por membros da montadora e do Conselho. Com base em critérios  de aplicabilidade, inovação, viabilidade, criatividade e impacto, os quatro participantes abaixo foram declarados vencedores:

• Julia Estrela, estudante de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Votuporanga | Eixo: Carros conectados | Projeto: Cinto de Segurança Inteligente;
  • Karen Blumer Lobo, estudante de Engenharia de Manufatura na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | Eixo: Carros conectados | Projeto: Sistema Contra a Fadiga do Motorista;
  • Laura Patriarcha Prado, estudante de Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | Eixo: ESG | Projeto: App Mulheres da Hyundai;
  • Sérgio de Lazana Marquesani, estudante de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | Eixo: Indústria 4.0 | Projeto: Digital Smart Material Factory (DSMF).

Durante o anúncio dos vencedores, a atual diretora de Entidades de Classe e próxima presidente para o mandato de 2024 a 2026 do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, destacou a participação feminina na área tecnológica. “Eu sou a primeira mulher eleita em 89 anos de Conselho e três das vencedoras do concurso são mulheres. É um momento muito especial”, comentou, lembrando que o Crea-SP tem investido em iniciativas para incentivar as carreiras femininas. Lígia destacou ainda que o sucesso do Desafio é prova de que o CreaLab está dando resultados, pois a plataforma de inovação foi criada também com o objetivo de fomentar mais participação de jovens profissionais nas Engenharias, Agronomia e Geociências. “Queremos ajudar a diminuir as dificuldades do início da carreira de vocês. Contem com o Conselho para isso”, ressaltou.

Representando a Hyundai Motor Brasil, o gerente de ESG e Inovação Fabio Bonilha enalteceu a parceria e afirmou que o Crea-SP está ajudando a empresa na missão de aproximar os estudantes da realidade da indústria e a colocar em evidência os temas mais relevantes do momento, como é o caso dos três eixos da competição.  “Foi uma jornada bem legal e produtiva”, afirmou. Ele também elogiou as ideias recebidas por todos os estudantes classificados e afirmou que a intenção é que a oportunidade de estágio seja um diferencial na carreira dos vencedores. “Vamos, juntos, entender a aplicabilidade de cada ideia, que poderá ser aprimorada conosco”, adiantou.

Em janeiro, os estudantes selecionados participarão do estágio de verão que terá duração de seis semanas. As quatro primeiras acontecem na fábrica da Hyundai, em Piracicaba, e a quinta na sede da montadora, em São Paulo. Na sexta semana os jovens retornarão para suas residências para preparar a apresentação final, que acontecerá na sede do Crea-SP, na Avenida Angélica, em fevereiro de 2024.