Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crealab-coworking-agora-tem-unidades-em-sorocaba-e-sao-roque/>.
Acesso em 29/04/2024 às 15h21.

CreaLab Coworking agora tem unidades em Sorocaba e São Roque

Profissionais já podem utilizar novas estações de trabalho compartilhadas

8 de abril de 2024, às 16h37 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

 

Sorocaba e São Roque inauguraram, na segunda-feira (8/04), novas estações da rede CreaLab Coworking, com espaços para promover conexões, estimular a inovação e aproximar os profissionais dos municípios. Os ambientes já podem ser utilizados por todos os profissionais registrados e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências que passarem pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) ou pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Roque e Região (ASSEA).

De acordo com o Eng. Heverton Bacca Sanches, atual presidente da AEAS, essa é uma comodidade para profissionais que estão realizando projetos em Sorocaba ou até em outras cidades e precisam de uma base para fazer reuniões ou que pretendem fazer networking.

A inauguração coincide com o mês de aniversário de 72 anos da associação sorocabana. Na ocasião, estiveram presentes também o vereador Fernando Dini, a equipe de assessores da deputada estadual Maria Lúcia Amary e o secretário municipal de Obras Darwin José de Almeida Rosa, que representou o prefeito Rodrigo Manga. “O momento coincide com uma fase crescente de expansão que Sorocaba está vivendo na área de construção civil”, explicou Rosa, que se ofereceu para replicar um espaço semelhante, em parceria com o Crea-SP, dentro da Prefeitura.

Presidente do Crea-SP, a Eng. Lígia Mackey informou que, na prática, já há uma demanda de utilização desses espaços em diversos municípios do Estado. “Na associação de Piracicaba, por exemplo, toda segunda-feira é realizada as Segundas Urbanas, um bate-papo com os profissionais da cidade para oferecer soluções ao poder público. Sorocaba também pode utilizar esse espaço para a troca de conhecimentos”, sugeriu. “O engenheiro é um profissional formado para resolver problemas e nada melhor que ter esse corpo técnico para ajudar os municípios. Hoje, inauguramos o 28 e o 29º coworkings e nossa meta é entregar nas cerca de 190 associações até o final da minha gestão”, comentou.

O presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, explicou que o CreaLab Coworking é um projeto que começou há muitos anos, mas há menos de quatro meses se tornou realidade. “Queremos transformar isso num programa nacional que pode ser replicado em todos os Estados do Brasil, com uma estrutura padronizada, independentemente se o profissional estiver realizando algum trabalho em São Paulo, no Amazonas, Piauí ou no Sul. À frente do Confea queremos oferecer esse suporte e estrutura para todo o país”, destacou Marchese.

Após a cerimônia de inauguração em Sorocaba, foi a vez do município de São Roque, onde a ASSEA sedia, agora, o novo coworking. Segundo o presidente Eng. Raphael Cavichioli Bianchi, a inauguração mudou a dinâmica da associação e da cidade em relação à área de tecnologia. “Há um estúdio de podcast, sala de reunião, e o espaço está muito bem equipado para os profissionais. Este ano, já tivemos um aumento de 15% no número de associados e, a partir da divulgação desta inauguração, certamente teremos ainda mais adesão”, afirmou. O ex-presidente da ASSEA, Eng. Evandro Nogueira Kaam, acrescentou que essa reforma vai ao encontro da valorização e da integração que a entidade de classe procura.

Já para o chefe da Divisão de Indústria, Comércio e Serviços de São Roque, Mateus Taraborelli, que esteve representando o prefeito Guto Issa, a inauguração mostra a importância da área tecnológica para o desenvolvimento urbano. “Recentemente aprovamos uma lei municipal que determina que a ASSEA é de interesse público, o que permite firmar várias parcerias entre prefeitura, associação e, consequentemente, Crea-SP”, defendeu.

Além dele, a inauguração contou com a presença de outras autoridades municipais, como os vereadores Toninho Barba e a Dra Cláudia Pedroso.

Todos os ambientes do CreaLab Coworking seguem um modelo padrão, compostos por salas de reuniões, mesas com equipamentos e instalações para notebooks, ar-condicionado e estrutura adaptada de acordo com a necessidade de cada local. A utilização dos espaços é gratuita, mediante reserva on-line no site coworking.creasp.com.br.

 

Produzido pela CDI Comunicação