Força-tarefa em Bragança Paulista fiscaliza mais de 220 condomínios

Ação foca na regularidade do exercício profissional em atividades de Engenharia, garantindo a atuação de empresas e prestadores de serviço com registro na autarquia
29 de abril de 2026, às 13h42 –
Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Crea-SP realiza até esta quinta-feira (30/04) uma força-tarefa de fiscalização em Bragança Paulista. Na ação, equipes de agentes fiscais percorrem mais de 220 condomínios residenciais e comerciais para garantir que serviços técnicos essenciais sejam realizados exclusivamente por profissionais e empresas registrados na autarquia.

Os agentes verificam se as empresas e profissionais que realizam serviços essenciais — como manutenção de elevadores, sistemas de ar-condicionado, energia solar, carregadores de carros elétricos, grupos geradores e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas — possuem registro no Conselho e a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para cada atividade desenvolvida.

Para o engenheiro Guilherme Del Nero, gerente regional do Crea-SP, a fiscalização também serve para resguardar quem faz a gestão dos prédios. “Quando o Crea-SP fiscaliza o exercício profissional, os síndicos e as administradoras são orientados a sempre buscarem profissionais registrados. Isso traz mais segurança para a sociedade, evitando que alguém sem capacitação técnica realize manutenções críticas, como em um elevador”, destaca.

De acordo com a superintendente de Fiscalização do Crea-SP, engenheira Maria Edith dos Santos, a operação faz parte de um cronograma que abrange condomínios horizontais, verticais e industriais em todo o Estado. “Nosso foco é a conscientização dos síndicos e moradores sobre a necessidade de contratar empresas e profissionais registrados. O objetivo é que a Engenharia seja valorizada e que a sociedade esteja protegida, garantindo que qualquer atividade técnica dentro do condomínio tenha um responsável técnico à frente”, explica.

A força-tarefa em Bragança Paulista dá continuidade ao calendário de fiscalizações intensivas do Conselho, que neste ano já percorreu os municípios de Rio Claro e Marília. Após o encerramento das atividades na região bragantina, o cronograma estratégico de forças-tarefas em condomínios seguirá para Araçatuba, com nova operação prevista para o mês de maio.

 

Produzido pela CDI Comunicação

Outras notícias

IMG_0542

Crea-SP e DER-SP reforçam cooperação técnica em ação conjunta no Oeste Paulista

Leia a notícia
WhatsApp Image 2026-04-27 at 14.21

EngeRun traz 700 participantes para corrida em Santos

Leia a notícia
260424_CREASP_SantosCDER-564

Entidades conhecem de perto operação do Porto de Santos

Leia a notícia
Ilustra-IdeiaLegislativa

Piso salarial da Engenharia no serviço público está em votação

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.