CDER-SP debate infraestrutura regional e estimula troca de experiências em São Manuel

Cerca de 200 profissionais da área tecnológica estiveram reunidos com o propósito de levar soluções inteligentes para suas regiões
31 de agosto de 2026, às 13h15 –
Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Nesta quinta-feira (27/08) o Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP) realizou o quarto encontro itinerante de 2026, dessa vez no município de São Manuel. Foi uma oportunidade para participantes ampliarem o relacionamento entre cidades e instituições, além de compartilhar iniciativas bem-sucedidas.

A abertura foi conduzida pela presidente do Conselho, engenheira civil Lígia Mackey, que evidenciou a importância de reunir representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, lideranças de entidades de classe, gestores e especialistas. “Quando promovemos um evento como o CDER, o objetivo é contarmos com participação ativa de todos para uma atuação ainda mais efetiva. Precisamos, juntos, achar caminhos para elevar o nível, atender às necessidades de cada localidade e garantir a presença de profissionais habilitados”, declarou.

A programação contou com temáticas diversas. O chefe da Unidade de Aprimoramento e Programas Estratégicos (UAPE) do Conselho, Luiz Gustavo Vilar, apresentou dados atualizados do Crea-SP Capacita, do Banco de Talentos em parceria com o Crea-MG, além da renovação visual do Clube de Vantagens e a realização do módulo 9 da Trilha de Gestão Pública, no município de Marília, na próxima terça-feira.

A tecnóloga em Gestão Ambiental Luzia Scarpin, integrante do Comitê Gestor do Programa Mulher, ressaltou a atuação da autarquia durante o Agosto Lilás e destacou a conquista do selo ouro de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas.

“Temos que criar um espaço com ética, políticas institucionais, canais de acolhimento e escuta, capacitação contínua das lideranças, entre outras diversas ações que o Crea-SP tem feito. Com respeito, nós fortalecemos a equidade”, disse.

Troca de experiências

Foram organizados três painéis durante o evento. O primeiro potencializou a programação com três casos de sucesso possíveis de serem replicados pelo Estado e que foram viabilizados por meio do edital de fomento do Crea-SP. Desde levar as profissões da área tecnológica para as novas gerações a utilizar ferramentas mais próximas do cotidiano da cidade, as iniciativas provam que a atuação das associações pode transformar a realidade dos munícipes.

O engenheiro agrônomo Osmar Junior, presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro (AERC), e o engenheiro mecânico Aimar Vanderlei Ferreira Filho, presidente da Casa dos Engenheiros & Arquitetos de Barretos (ABEAA), demonstraram que a educação e a mobilização social são fundamentais para a continuidade das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Em Rio Claro, a AERC enxergou a oportunidade de trabalhar com estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º), anos finais (6º ao 9º) e Ensino Médio da rede pública e privada para incentivar o engajamento das novas gerações na área tecnológica. “Isso acendeu uma luz somada a todas as pesquisas que o Crea-SP e o Confea têm apresentado, da diminuição do interesse de alunos, de formandos nas modalidades de Engenharia. A partir disso, desenvolvemos um projeto específico para as crianças e jovens”, relatou.

Na ABEAA, a iniciativa também tem ganhado força. “Eles são nosso futuro. Queremos fazer com que consigam ver como a Engenharia atua silenciosamente, mas garante estrutura para as cidades e para uma nação sustentável. Nada adianta se não tivermos um mundo pavimentado pela profissão”, ressaltou.

Representando a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mogi Mirim (ASEAAMM), a engenheira ambiental e civil Maria Olivia Silva trouxe ao palco o uso de novas ferramentas para a conscientização da população quanto à segurança no trânsito. “Desenvolvemos um podcast por ser uma plataforma em alta. Em Mogi Mirim, assim como em outros lugares, temos observado a elevação de acidentes e sinistros. Uma coisa que foi abordada no projeto é justamente a questão da micromobilidade, que são as motos, as bicicletas, as motos elétricas e a imprudência com o uso de celular, por exemplo”, explicou.

No painel de desenvolvimento regional e municipal, o gerente de novos negócios da Usina São Manoel, engenheiro industrial Rafael Bassetto, o consultor de negócios do Sebrae Botucatu, Ricardo Blanco, e o vice-prefeito da cidade de São Manuel, Geraldo Pereira de Barros Neto, apresentaram oportunidades, a realidade e a responsabilidade de órgãos públicos e empresas na condução do exercício profissional da área tecnológica.

Encerrando o dia, o engenheiro civil José Leandro Zanuto, coordenador de obra, e o engenheiro civil, Weverton Verdinelli, apresentaram o projeto, a complexidade e as etapas de evolução da duplicação da rodovia SP-255, que beneficiará diretamente 18 municípios paulistas. “Está em um processo de performance elevado, mesmo com o período de chuvas recente. Agradeço ao Conselho e a todos vocês pela oportunidade de demonstrar os desafios que temos pela frente”, finalizou Verdinelli.

Para a diretora da Divisão de Gestão e Planejamento Urbano da Secretaria de Obras, Engenharia e Serviços de Olímpia, engenheira civil Didiane Buzinelli, os participantes e os temas dos encontros contribuem para seu exercício profissional. “O intercâmbio é muito grande. O CDER sempre agrega muito para a minha experiência na administração municipal de Olímpia, principalmente quando falamos sobre políticas públicas”, contou.

Produzido pela CDI Comunicação

Outras notícias

d3592942-0d6a-4906-a2d4-de0ac6250ecd

Crea-SP participa do Concrete Show 2026

Leia a notícia
Levy

Cidades mais humanas exigem reestruturação

Leia a notícia
CARTAZ---CREA---SP

Processo seletivo para estágio no Crea-SP

Leia a notícia
rea-tecnologica-na-mídia---home

Área Tecnológica na Mídia

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.