A Certidão de Registro e Quitação de Profissional é o documento emitido pelo Crea-SP que comprova que o profissional tem registro ativo no Conselho — ou visto ativo, quando for o caso — e que está em dia com suas obrigações, como anuidade, regularidade cadastral e ausência de impedimentos.
Ela é usada quando o profissional precisa comprovar sua regularidade perante órgãos públicos e privados, por exemplo em licitações, contratações, concursos, atualização cadastral e outras exigências formais.
A autenticidade das certidões emitidas online pode ser conferida posteriormente pelo serviço de Validação de Certidões do Crea-SP.
O histórico de certidões emitidas anteriormente costuma permanecer disponível no próprio ambiente de emissão, com possibilidade de reimpressão/novo download.
Existem várias situações que impedem a emissão de Certidão, como anuidade em aberto, registro vencido, responsabilidade técnica vencida por causa do término do vínculo entre o profissional e a empresa, entre outros. Identifique a situação em um dos canais de atendimento.
Após login CREANET pelo site e selecionar o tipo de Certidão de interesse, será disponibilizado o histórico de Certidões emitidas anteriormente. Para obter o documento atualizado, clique em seguida em Gerar Certidão. Quando impedimento contate nossos canais de atendimento.
O registro profissional solicitado sem o diploma é provisório e possui validade de 1 (um) ano, portanto é possível que o registro esteja inativo ou com data de validade vencida, sendo necessário alterar para o registro definitivo. A situação poderá ser confirmada em um dos canais de atendimento.