Anuidade Paga no CREA de Outro Estado

Documentos necessários:

  1. Certidão atualizada emitida pelo CREA da jurisdição que recebeu o pagamento
  2. Último boleto pago
  3. Em caso de pagamento parcelado, envio da mesma documentação mensalmente, a cada parcela paga.

Prazo:

20 (vinte) dias a partir da abertura do protocolo.

Se houver exigência de substituição ou envio de novos documentos, o prazo de 20 dias é reiniciado após o cumprimento da exigência.

Valor do serviço:

O serviço é gratuito.

Última atualização: 14/04/2026

Anuidade Paga no CREA de Outro Estado

Serviço destinado à regularização da anuidade de pessoa física quando o pagamento foi realizado em outro CREA e não foi reconhecido no CREA‑SP. O objetivo é permitir que o interessado comprove o recolhimento feito em outro Regional e solicite a baixa/regularização do débito no CREA‑SP. O fundamento legal das anuidades decorre da existência de inscrição no Conselho e do caráter obrigatório do registro profissional.

Atenção: Pessoas jurídicas devem recolher a anuidade em todos os CREAs dos estados onde possuírem registro (principal ou secundário).

Como obter o serviço?

  1. Reúna a documentação exigida:
    • Certidão atualizada emitida pelo CREA que recebeu o pagamento;
    • Último boleto pago.
  2. Envie a documentação por um dos canais de atendimento do CREA‑SP.
  3. Acompanhe o protocolo até a conclusão. Se houver exigência de documentos complementares, envie‑os pelo mesmo fluxo orientado pelo atendimento.

Outras Informações

Se o pagamento em outra jurisdição foi feito de forma parcelada, é necessário reenviar a documentação mensalmente, a cada parcela paga, para que o CREA‑SP faça a devida atualização.

O solicitante é responsável pela veracidade das informações e pela correspondência entre os documentos digitalizados e os originais; o CREA‑SP pode exigir a apresentação dos originais para conferência.

Após a regularização, a solicitação disponibiliza a certidão para emissão, conforme a página oficial do serviço.

No Accordion Items Found

Outros serviços sugeridos

Consulta de Protocolo

A Consulta de Protocolo permite acompanhar o andamento de solicitações feitas ao Crea‑SP por meio dos sistemas e canais de atendimento do Conselho.

A consulta deve ser feita com o número do protocolo e, quando aplicável, com a senha de consulta ou login de acesso ao sistema onde a solicitação foi registrada. O acompanhamento pode ocorrer pelo CreaOne (antigo CREANet), pelo CREADOC, pela página de Defesa/Recurso de Auto de Infração ou pelo sistema de Anuidades, conforme o assunto do protocolo.

Crea‑SP Capacita

O Crea-SP Capacita é a plataforma digital de cursos, trilhas, palestras, workshops, seminários e eventos técnicos do Crea-SP, voltada à formação complementar e atualização contínua em temas técnicos e de gestão.

O objetivo é aproximar o público das demandas atuais do mercado, inovações e boas práticas nas áreas cobertas pelo Sistema Confea/Crea. As atividades são ofertadas em diferentes formatos (on-line, presenciais ou híbridos) e a programação é dinâmica e contínua.

Certidão Negativa de Infração Ético-Profissional

A Certidão Negativa de Infração Ético-Profissional é o documento emitido pelo CREA-SP que atesta que o profissional não possui penalidades éticas transitadas em julgado nos últimos cinco anos.

Essa certidão funciona como uma comprovação formal de conduta ética do profissional perante terceiros.

Ela pode ser usada em processos seletivos, concursos públicos, contratações e em outras situações em que seja necessário comprovar a inexistência de penalidades éticas no período considerado.

Certidão de Responsabilidade Técnica de Profissional

A Certidão de Responsabilidade Técnica de Profissional é o documento emitido pelo CREA-SP que comprova a regularidade do registro e das anotações disponíveis no cadastro do profissional.

Essa certidão também informa as empresas em que o profissional atua como responsável técnico, considerando somente as anotações ativas.

Ela é usada quando o profissional precisa comprovar sua atuação atual como responsável técnico junto a empresas, além da situação regular do seu registro no CREA-SP.