Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/sistema-de-fiscalizacao-integrada/>.
Acesso em 16/05/2024 às 19h15.

Sistema de fiscalização integrada

Pauta surgiu em plenário para criação de um comitê temático

27 de março de 2023, às 11h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Sessão Plenária 2.095/2023 do Crea-SP não foi marcada apenas pela conclusão do estágio-visita do programa Por dentro do Crea-SP, que levou cerca de 30 estudantes da área tecnológica para o Conselho. A reunião mensal que discute o futuro das profissões teve outros momentos de destaque, a começar pela sugestão de um sistema que integre a Superintendência de Fiscalização (SUPFIS) com as Câmaras Especializadas.

A ideia partiu do Geol. Fábio Reis. “A intenção é que tenhamos informações mensais das operações fiscalizatórias que possamos trabalhar de forma estatística para entender como está o processo de fiscalização nas diferentes profissões”, explicou. De acordo com o conselheiro, alguns outros estados, como Paraná, Goiás e Bahia, já utilizam ferramentas semelhantes que possibilitam o acompanhamento das atividades técnicas para análises sobre emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) capazes de identificar quais atividades estão sendo realizadas, onde e em quais modalidades, além de registrar os tipos de problemas mais frequentemente encontrados nas fiscalizações para mapeamento das regiões.

A proposta foi acatada e encaminhada para a criação de um comitê temático que reúna a SUPFIS e os representantes das Câmaras mensalmente para viabilizar a solução. “O que mais precisamos é construir coisas novas capazes de promover a transformação que buscamos na área tecnológica e no desenvolvimento da sociedade”, declarou o presidente Eng. Vinicius Marchese. Agora, o próximo passo é a definição dos membros deste grupo, que serão responsáveis pela criação do sistema.

Ter as referências de outros Creas neste processo foi apontada por Reis como um facilitador. O intercâmbio, no entanto, não ficou restrita ao tema. Com a presença do presidente do Crea-AM, Eng. Afonso Lins, a troca de experiências e conhecimentos dentro do Sistema Confea/Crea também foi destacada na sessão. “O Amazonas precisa de apoio técnico e tecnológico para vencer suas barreiras e estar em São Paulo é muito importante para que tenhamos isso”, afirmou o amazonense.

Revista CREA São Paulo

A aproximação entre Conselhos Regionais, inclusive, foi tema de matéria na 7ª edição da Revista CREA São Paulo, lançada oficialmente nesta quinta-feira (23/03) durante a plenária. “A revista está muito bonita e muito bem-feita e deve permanecer em nossas mesas, nas associações e universidades para divulgar todo o trabalho que temos construído, como Crea-SP, para valorização da área tecnológica”, mencionou a diretora de Educação do Conselho, Eng. Andrea Sanches, que faz parte do Conselho Editorial da publicação.

Fora o intercâmbio no Sistema, as reportagens abordaram tendências de mercado e conteúdos institucionais, passando pelos assuntos de inteligência artificial na agricultura, eletrificação veicular, desafios da construção civil diante dos microapartamentos e muito mais. Leia aqui.