Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/quer-participar-da-fiscalizacao-do-crea-sp/>.
Acesso em 17/05/2024 às 01h28.

Quer participar da Fiscalização do Crea-SP?

Conselho antecipa divulgação dos Planos de Fiscalização para consulta pública

20 de setembro de 2023, às 10h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com o intuito de ouvir os profissionais da área tecnológica e planejar as ações do próximo ano, o Crea-SP antecipou a publicação dos Planos de Fiscalização de 2024 de suas Câmaras Especializadas. O conteúdo, desta vez foi disponibilizado, visando dar transparência à atuação do Conselho e incluir sugestões da classe além do colegiado. O conteúdo está disponível no site do Crea-SP, assim como um formulário de opinião, que interessados podem preencher e contribuir com suas propostas até 30 de setembro.

“Essa é mais uma mudança no novo capítulo de transformação do Crea-SP. Os profissionais vivenciam as atividades e conhecem de perto as demandas da área tecnológica. Por isso, nós queremos escutá-los e, assim, poderemos aperfeiçoar nossos procedimentos de fiscalização para garantir um mercado justo e com possibilidades para todos”, frisou o vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, Eng. Mamede Abou Dehn Júnior.

Os planos são elaborados com base no trabalho em conjunto das Câmaras e Superintendência de Fiscalização (Supfis), com participação de agentes fiscais e das Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs). A partir daí, é planejada a programação de ações fiscalizatórias, divididas em modalidades, conforme as respectivas Câmaras Especializadas: Agronomia, Engenharias de Agrimensura, Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Química, e de Segurança do Trabalho,  Geologia e Engenharia de Minas.

“Nosso objetivo é tornar o processo dos planos de fiscalização mais transparente, obtendo indicações dos profissionais, inspetores e sociedade. Para isso, criamos uma forma de abrir essa participação, colocando com antecedência esses documentos à disposição da sociedade, para que eles tenham acesso às informações previamente e colaborem com suas opiniões”, explica o superintendente de Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira da Silva. “A partir do conhecimento dessas necessidades, podemos ser ainda mais assertivos”, complementa.

Como acessar os Planos de Fiscalização 2024?

Os conteúdos estão disponíveis na seção de Câmaras Especializadas, conforme links descritos abaixo. Clicando em cada item, o profissional pode acessar e baixar o documento para consulta.

Já as propostas para cada Câmara podem ser enviadas por meio do preenchimento de um formulário, disponível aqui.