Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/projecao-nacional-para-o-crealab-coworking/>.
Acesso em 29/04/2024 às 13h45.

Projeção nacional para o CreaLab Coworking

Creas de todo o País se inspiram em projetos paulistas e levam aprendizados para seus Estados

11 de março de 2024, às 9h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A troca de experiências é fundamental para fortalecer o Sistema Confea/Crea e Mútua como um todo e tem sido incentivada pela nova gestão do Conselho Federal. Com a implantação de diversos projetos inovadores nos últimos anos, o Crea-SP é visto como referência e receber visitas de outros Regionais já virou rotina. Nesta sexta-feira (8/03), representantes do Confea e de Creas estiveram na Sede Angélica para mais um desses momentos. O CreaLab Coworking, projeto que já inaugurou 28 estações de trabalho compartilhadas pelo estado de São Paulo, foi o principal assunto.

Quem recebeu os visitantes foi o vice-presidente do Crea-SP, Eng. Luis Chorilli Neto, que ressaltou o quanto essa aproximação é bem-vinda. “Estamos à disposição dos outros Estados para mostrar o que tem sido feito aqui e como conseguimos consolidar nossos processos para fazer tudo funcionar”, afirmou. Ao seu lado, a gerente de Projetos Estratégicos da autarquia, Eng. Ana Rinaldi, apresentou o coworking da Angélica, o primeiro a ser inaugurado, e contou sobre os próximos passos. “A ideia é que continuemos evoluindo para chegar a mais de 180 unidades nos próximos três anos”, informou. Rinaldi destacou ainda outras iniciativas pioneiras do Crea-SP, como o Clube de Vantagens e o Estágio Visita.

Presidente do Confea, o Eng. Vinicius Marchese esteve presente e destacou o quão bem-sucedida é a rede CreaLab Coworking, idealizada durante seu mandato. “Estamos aqui hoje para mostrar um caso que deu certo. Queremos que os outros entendam esse fluxo porque a ideia é transformar este em um projeto nacional”, adiantou. Marchese veio acompanhado pelo seu vice, o Eng. Evânio Nicoleit, que ressaltou que as iniciativas paulistas devem inspirar outras gestões. “Precisamos levá-las para todos os Creas do nosso País, gerando valor e entregas para a sociedade, os profissionais e todo o ecossistema. Isso nos ajuda no relacionamento com os jovens, mostrando os serviços que o Crea oferece”.

Entre os visitantes, estava o conselheiro federal por Alagoas, Eng. Cândido Carnaúba Mota, que se impressionou com o potencial de replicação das ações que conheceu aqui. “Para nós, que fazemos parte do Sistema, é importante conhecermos essas iniciativas que fazem do Crea-SP o maior do Brasil”, opinou. Presidente do Crea-AM, a Eng. Alzira Miranda também se surpreendeu com o portfólio apresentado, especialmente a rede CreaLab Coworking. “Nesse espaço, me senti em casa, achei muito aconchegante. Isso é o que o profissional precisa e quer. Vou levar todas essas ideias para o Amazonas”, comentou.

Também estava na comitiva o ex-presidente do Crea-CE, Eng. Emanuel Mota. Segundo ele, que já conhecia alguns dos projetos apresentados, é visível que houve um amadurecimento. “Falamos tanto em união do Sistema e padronização de procedimentos, nada mais justo do que aproveitarmos essas ideias já consolidadas em nossas regiões”, disse.