Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/futuro-das-profissoes-em-foco-no-13o-encontro-de-lideres/>.
Acesso em 28/04/2024 às 03h06.

Futuro das profissões em foco no 13º Encontro de Líderes

Crea-SP marca presença em evento, que reúne profissionais, parlamentares e especialistas de todo o país

22 de fevereiro de 2024, às 9h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Cerca de 2 mil profissionais, parlamentares e especialistas de todo o país estão reunidos esta semana, em Brasília, para debater a construção de caminhos para o desenvolvimento do Brasil. Reforma tributária, habitação e saneamento básico são alguns dos assuntos discutidos no 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece entre 20 a 22 de fevereiro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). 

Representantes do Crea-SP, entre eles a presidente Eng. Lígia Mackey, participam do evento. “Reunir lideranças políticas e da área tecnológica é fundamental para a busca de soluções para a nossa infraestrutura rural e urbana. Além disso, estamos discutindo pautas necessárias para o futuro das profissões da área tecnológica e vamos sair daqui com muitas novidades, não só para São Paulo, mas também para as outras regionais”, comentou a presidente do Crea-SP. “Este é também um evento muito importante para fortalecer o Sistema como um todo”, acrescentou.  

A abertura, nesta terça-feira (20/2), contou com as participações do ministro presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; e do deputado federal Raniery Paulino. “Foi uma manhã para mostrar a força da área tecnológica, a união de lideranças que querem contribuir com o desenvolvimento do nosso país! É o Sistema capacitando seus gestores para criar projetos que gerem valor para os profissionais”, afirmou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese. 

Transparência, governança e profissionalização foram temas destacados por Bruno Dantas em sua palestra magna. “Transparência para permitir que a categoria fiscalize as atividades do Conselho. Governança pública para saber aonde chegar e medir os resultados para que isso permita uma calibragem da caminhada. E profissionalização da gestão, com pessoas capacitadas em recursos humanos, tecnologia da informação e controle interno”, pontuou. 

Trazendo novos olhares para as engenharias, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, falou sobre a importância da atualização das leis para a melhoria da atuação dos Conselhos e reforçou a necessidade de diálogo do governo com a área tecnológica. “Nós precisamos de vocês, que podem nos ajudar muito. Fazem a diferença quando projetam pontes, creches, hospitais e, ainda, a opinião cidadã”, exemplificou o ministro. 

Também é destaque na programação a renovação do Programa Mulher, estratégico para aumentar a presença de mulheres nas profissões, tornando o Sistema mais diverso, inclusivo e plural. Além disso, o presidente do Confea fará um balanço da Frente de Valorização Profissional da Área Tecnológica, lançada no último dia 31 de janeiro. O evento termina na quinta-feira (22/2), com o encerramento dos Fóruns Consultivos do Sistema, seguido pela cerimônia de entrega de certificados aos ex-coordenadores nacionais e aos recém-eleitos. 

Produzido pela CDI Comunicação, com informações e fotos do Confea