Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/fiscalizacao-moderna-e-humanizada/>.
Acesso em 20/05/2024 às 08h54.

Fiscalização moderna e humanizada

Crea-SP promove capacitação no XX Seminário Estadual de Fiscalização

8 de agosto de 2023, às 13h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Das novas tecnologias ao atendimento ao público. O Crea-SP realizou o XX Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC) durante o 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, que aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, no Blue Med Convention Center, em Santos. Com intuito de aperfeiçoar o trabalho dos agentes fiscais e chefes de unidades do Conselho, o Seminário contou com uma programação diversificada, com temas desde o uso do aplicativo FiscalizApp, plataforma móvel para a fiscalização em campo, nova Resolução 1.137/2023, que moderniza a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), até à importância da comunicação durante as operações.

“Construir cidades inteligentes não é somente implementar ferramentas tecnológicas, mas promover conhecimento para que o atendimento às pessoas também evolua tanto quanto a inovação na atuação profissional”, destacou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Entre as palestras, a superintendente de Fiscalização, Eng. Maria Edith dos Santos, que mediava o Seminário, lembrou da importância das equipes para o Conselho. “Os agentes fiscais são os olhos do Crea-SP. São eles que estão nas ruas todos os dias. Nós queremos facilitar esse trabalho, otimizando suas atividades, seja por meio do aplicativo, na simplificação dos sistemas ou na compreensão das mudanças na legislação, que também é uma ferramenta fundamental na rotina da fiscalização”, explicou a engenheira.

Fora as orientações sobre os sistemas digitais e a nova resolução que trata da atualização da ART, o XX SEFISC contou com treinamentos humanizados, voltados para aprimorar a comunicação e o atendimento aos profissionais, conduzidos pela jornalista Eleonora Paschoal e pela fonoaudióloga Gabriela Damilano.

Agente fiscal da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) de São José dos Campos, a zootecnista Débora Dutra Menezes, que estava em uma das primeiras fileiras, avaliou a capacitação como esclarecedora. “Foi uma oportunidade em que todos nós tiramos dúvidas, tanto sobre o FiscalizApp que utilizamos todos os dias, quanto sobre os outros temas, que acrescentaram muito para melhorarmos nossa atuação em campo”, observou.

Para o chefe da UGI de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, Eng. Paulo Eduardo Cocola, a 20ª edição do Seminário promoveu uma atualização profissional em todos os sentidos. “As apresentações sobre as mudanças na legislação da ART alinharam as informações entre os agentes e chefes de todo o Estado. Já as palestras sobre comunicação nos fizeram perceber o quanto o diálogo e a postura são fundamentais durante as ações de fiscalização, assim como o conhecimento técnico”, concluiu Cocola.

Para conferir as outras atividades que integraram o 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, acesse os vídeos no canal do Youtube TV Crea-SP.

Relatório Técnico
Confira o Relatório Técnico do 2º Simpósio de Cidades Inteligentes, que deve auxiliar a gestão pública na elaboração de políticas e ações, e trata sobre seis eixos temáticos: acessibilidade, agricultura, desenvolvimento urbano e habitação, saneamento básico e gestão de resíduos, a participação das mulheres nas profissões e capacitação.
Baixe o relatório