Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/fiscais-do-crea-sp-por-um-dia/>.
Acesso em 27/04/2024 às 11h42.

Fiscais do Crea-SP por um dia

Participantes do Estágio Visita conhecem procedimentos fiscalizatórios

28 de março de 2024, às 11h18 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O segundo dia de Estágio Visita foi marcado por novos aprendizados e vivências entre teoria e prática. Isso porque os 90 participantes da primeira edição do programa em 2024 estiveram, na terça-feira (26/03), na região do ABC Paulista para entender os procedimentos administrativos necessários em ações de fiscalização, além de vivenciarem a rotina dos agentes fiscais do Crea-SP.

Divididos em grupos, os universitários e recém-formados de Engenharia, Agronomia e Geociências tiveram, de forma alternada nos períodos da manhã e tarde, uma palestra na Associação dos Engenheiros e Agrônomos do ABC (AEAABC), em Santo André, conduzida pelo gerente regional Eng. Kledson Turra e pelo chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de Guarulhos, Tecg. Rubens Roque Moraes, que falaram sobre o trabalho feito nas fiscalizações e os documentos indispensáveis ao profissional da área tecnológica para atuar legalmente, como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT) .

A parte teórica teve o objetivo de preparar os estagiários-visitantes para o mercado de trabalho, tirar as dúvidas e explicar os detalhes que, muitas vezes, não são ensinados durante a formação, como compartilhou a estudante de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, Laís Brito. “Após as experiências de hoje, eu consegui compreender melhor como uma ART consegue ajudar na minha atuação como engenheira agrônoma, pois na faculdade vimos algo muito superficial a respeito, e com o Crea-SP foi mais esclarecedor”, declarou.

O presidente da AEAABC, Eng. Luiz Augusto Moretti, também destacou a importância dos jovens conhecerem a associação e o trabalho do Conselho. “Tentamos ao máximo nos aproximarmos da nova geração de profissionais da área tecnológica e o programa Estágio Visita foi a melhor forma que encontramos de explicar sobre a fiscalização e os benefícios dos serviços prestados pelo Crea-SP para eles. As perguntas feitas durante a palestra mostram a vontade que eles têm de aprender e conhecer mais a fundo o nosso trabalho”, contou.

Para complementar os aprendizados teóricos, os participantes puderam visitar duas empresas na cidade de Mauá: a primeira foi a Lara Central de Tratamento de Resíduos, e a segunda foi a Brookfield (BRK) Ambiental, prestadora de serviço de água e esgoto. Os estagiários presenciaram a atuação das empresas in loco, e junto dos agentes fiscais do Crea-SP, puderam conferir suas documentações, os responsáveis técnicos e respectivos registros.  “Recebê-los aqui foi um grande prazer para mostrar o funcionamento do nosso aterro sanitário. É muito importante apresentar a prática da profissão no dia a dia para essa geração mais jovem. Como engenheiro civil, não tive uma experiência como essa quando era universitário, por isso achei a iniciativa do Estágio Visita fundamental”, enfatizou o Eng. Marcelo Raimundo da Silva, da Lara.

Atento a todas as explicações e analisando os locais visitados, o estudante de Engenharia Agronômica da Unesp de Jaboticabal, Donolly Silva, disse que a excursão foi muito promissora para sua carreira. “Foi uma experiência muito enriquecedora ver na prática a performance da empresa e, principalmente, ter uma noção de como funcionam os processos de regulamentação empresarial após vivenciar uma fiscalização”, destacou.

Um dos chefes de fiscalização do Crea-SP que acompanhou as visitas foi o Eng. André Marzolla, da UGI de São Bernardo do Campo. “Essa dinâmica é uma oportunidade de entender a relação das empresas com o sistema fiscalizatório do Conselho que todos os estudantes da área tecnológica deveriam participar”, comentou.

A primeira edição do programa ‘Por dentro do Crea-SP’ continua até quinta-feira (28/03). Confira a programação completa aqui.