Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/eleicoes-sistema-confea-crea-e-mutua-2023/>.
Acesso em 02/05/2024 às 03h48.

Eleições Sistema Confea/Crea e Mútua 2023

O que você precisa saber sobre a primeira votação on-line de SP

27 de junho de 2023, às 9h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

As eleições gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2023 já têm data marcada: 17 de novembro. E esta será a primeira votação on-line em vários estados do País, incluindo São Paulo, ou seja, diferente dos anos anteriores, a ser realizada pelo site votaconfea.com.br.

“Temos eleições gerais no Sistema a cada três anos. Nos anos anteriores, as eleições eram realizadas no formato presencial. Os profissionais precisavam comparecer à urna física para votar. A partir deste ano, o processo eleitoral será totalmente virtual”, explica o coordenador da Comissão Eleitoral Regional de São Paulo (CER-SP), Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

Todo profissional terá, então, a oportunidade de votar pelo celular, tablet ou computador “de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, desde que tenha acesso à internet”, complementa Cortez. Para isso, é necessário estar em dia com o Conselho – o prazo para regularização da situação é até 30 dias antes da votação – e manter os dados cadastrais atualizados, pois o envio de login e senha do sistema de voto será realizado por meio eletrônico.

No estado paulista, serão eleitos cinco novos representantes da área tecnológica:

• Presidente do Confea
  • Presidente do Crea-SP
  • Diretor geral da Mútua-SP
  • Diretor administrativo da Mútua-SP
  • Conselheiro(a) federal pela modalidade de Engenharia Mecânica Industrial

Simultaneamente a São Paulo, os demais Conselhos Regionais realizam seus próprios processos eleitorais, contribuindo também para a eleição do Confea. Para isso, existe a Comissão Eleitoral Federal (CEF), fora as estaduais, que é responsável pelos normativos e treinamentos relacionados às eleições.

A CEF promove uma série de encontros para tratar do tema, reunindo, além dos presidentes e das comissões regionais, as áreas jurídicas dos Conselhos. “Tivemos um primeiro seminário eleitoral, durante a 3ª reunião do Colégio de Presidentes (CP), no fim de maio, que foi muito frutífero, pois, além das explicações e esclarecimentos sobre a votação pela internet e metodologia que será adotada este ano, foram abordadas as questões fáticas mais polêmicas presentes nos procedimentos dos trabalhos das comissões eleitorais”, conta o vice-presidente do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr. O engenheiro acrescenta: “Temos certeza que os próximos seminários previstos serão tão didáticos e objetivos”, em menção aos outros dois treinamentos que ainda serão realizados.

Mais informações no site do Confea.

Saiba mais em:

Vai votar nas eleições Confea/Crea e Mútua 2023?

Por que votar nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua?