Crea-SP fiscaliza estrutura do GP de Fórmula 1 em Interlagos

Operação do Conselho verificou a atuação e registro de profissionais e empresas da área tecnológica na preparação do evento
29 de outubro de 2026, às 17h18 –
Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Antes dos motores acelerarem no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, uma complexa estrutura precisa estar pronta para receber milhares de pessoas. Na quarta-feira (28/10), o Crea-SP realizou uma ação de fiscalização no local, onde será disputado o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, entre os dias 6 e 8 de novembro, na capital paulista.

A operação integra o trabalho preventivo do Conselho em grandes eventos, com foco na identificação dos responsáveis técnicos pelos serviços e estruturas que envolvem diferentes modalidades da Engenharia. Durante a diligência, os agentes fiscais verificaram a regularidade das atividades técnicas e a presença de profissionais e empresas habilitados e com o devido registro ativo.

“Aqui é Engenharia pura, são mais de 100 empresas trabalhando com contratos ligados diretamente às várias modalidades da área tecnológica. O grande destaque dentre os ambientes acompanhados foi a nova arquibancada fixa, que está em fase final de construção. Com isso, a iniciativa fortalece a qualidade dos serviços prestados ao público que acompanhará a competição”, ressaltou a presidente do Crea-SP, engenheira civil Lígia Mackey.

A fiscalização para um evento do porte da Fórmula 1 exige organização prévia. Foi o que apontou o engenheiro ambiental Kleber Brunheira, gerente de Planejamento e Fiscalização. “O Crea-SP inicia o planejamento dessa ação, já com olhos no passado, construindo, ano a ano, uma inteligência de dados de fiscalização na busca pela identificação de todas as atividades, serviços, estruturas, profissionais e empresas que estão à frente dessas tarefas, sempre pautados na verificação de engenheiros habilitados e com a devida atribuição”, explicou.

A força-tarefa também proporcionou uma oportunidade de intercâmbio entre os Conselhos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para o engenheiro civil Leonardo Dutra, superintendente técnico do Crea-RJ, a experiência permite conhecer de perto os procedimentos adotados em Interlagos e identificar práticas que podem ser aplicadas em outras ações de fiscalização. “O maior aprendizado que eu vou tirar daqui hoje é a questão da logística montada entre o Crea-SP e o Autódromo de Interlagos. Essa troca é extremamente importante para a evolução da Engenharia”, afirmou.

A dimensão da infraestrutura necessária para a realização do GP ajuda a explicar a importância do acompanhamento técnico. O evento deve receber cerca de 110 mil pessoas por dia, totalizando aproximadamente 330 mil espectadores ao longo do fim de semana, além de cerca de 10 mil profissionais envolvidos na operação.

O engenheiro-chefe do GP Brasil, Luis Ernesto Morales, destacou a importância da composição técnica da equipe. “Há um grupo permanente de dez engenheiros para a manutenção do espaço, número que chega a 35 ou 40 nas vésperas do GP, sem contar os profissionais vinculados às empresas contratadas”, falou.

A iniciativa integra o trabalho do Conselho contribuindo para que grandes eventos sejam realizados com a participação de profissionais habilitados e devidamente registrados, garantindo a segurança dos serviços de Engenharia executados, antes, durante e depois das festividades.

Produzido pela CDI Comunicação

Outras notícias

geral

Bragança Paulista recebe anteprojeto para inovar na gestão de obras e serviços públicos

Leia a notícia
55173640951_421b8fffa7_o

Soluções urbanas por meio da governança intermunicipal

Leia a notícia
área-tecnologica-na-mídia---home

Área Tecnológica na Mídia

Leia a notícia
unifeb1

Engenharia Aeronáutica na Semana Acadêmica do UNIFEB

Leia a notícia

Acesse nossos serviços ou entre em contato com o Crea-SP para orientações.