Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/educacao-de-qualidade-para-todos/>.
Acesso em 16/05/2024 às 09h20.

Educação de qualidade para todos

Crea-SP e FDE visam fiscalização em licitações e obras de escolas no Estado

6 de abril de 2023, às 18h28 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Infraestrutura é um dos principais pilares para um ensino com boas condições. No Brasil, principalmente depois da pandemia do coronavírus, a qualidade das escolas diminuiu ou estagnou. De acordo com dados levantados pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, em 2021, quase 10 milhões de estudantes de redes municipais e estaduais do país sofriam com a falta de banheiros e de energia elétrica, construções danificadas, ausência de janelas, e quantidade de salas de aulas insuficientes.

Pensando em possíveis melhorias para os alunos do estado de São Paulo e no desenvolvimento de projetos que qualifiquem ainda mais os serviços de fiscalização, o Crea-SP está firmando mais uma parceria, desta vez com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, e outros representantes do Crea-SP, se reuniram com o presidente e o diretor de Obras e Serviços da FDE, Jean Pierre Neto e Márcio Ribeiro, respectivamente, na quarta-feira (5/04).

O principal assunto abordado na reunião foi a união das duas entidades na busca por soluções inovadoras para a ampliação e construção de escolas, de forma que os processos sejam menos burocráticos e mais ágeis, desde as licitações até as obras.As duas instituições vão assinar ainda este mês um Termo de Cooperação Técnica para formalizar a parceria visando escolas mais preparadas para receber e conduzir crianças e jovens no caminho da educação. Marchese demonstrou entusiasmo na cooperação: “Nosso objetivo é usar metodologias mais eficientes e inovadoras para concretizar as melhorias que tanto buscamos fazer no estado de São Paulo, e nosso trabalho de fiscalização será fundamental para as obras dentro da rede de ensino. O Crea-SP também está à disposição para atuar como um consultor técnico para embasar as decisões da FDE com relação aos projetos”, enfatiza.

Responsável pela viabilização e execução das políticas públicas, com a introdução de novos programas e ações que garantam o crescimento e bom funcionamento da rede pública de ensino no Estado paulista, a FDE tem como função executar a construção de escolas e salas de aula, e a manutenção dos equipamentos que aprimoram a qualidade de ensino. “É muito importante termos um órgão como o Conselho de Engenharia ao nosso lado. Queremos acelerar processos e nada melhor do que ter o apoio de pessoas técnicas para isso”, afirmou Jean Pierre.

Estiveram também presentes na reunião, pelo Crea-SP, o conselheiro Eng. Joni Matos Incheglu, o secretário executivo, Adv. Holmes Naspolini, e os assessores da presidência, Daniel Robles e Frederico de Oliveira Dias.