Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/descontos-na-anuidade/>.
Acesso em 18/04/2024 às 20h49.

Descontos na anuidade

Profissionais e empresas têm até 31 de março para pagamento sem juros

18 de janeiro de 2023, às 16h22 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O registro regular é parte fundamental do exercício legal das profissões das Engenharias, Agronomia e Geociências. Para apoiar os profissionais e as empresas da área tecnológica neste processo, o Crea-SP disponibiliza uma série de condições no início do ano para a regularização do registro. Confira:

• 10% de desconto na anuidade até 31 de janeiro;
  • 5% de desconto até 28 de fevereiro;
  • Pagamento sem juros até 31 de março;
  • 90% de desconto para recém-formados que solicitarem o primeiro registro até 180 dias após a data da colação de grau;
  • 90% de desconto para homens a partir de 65 anos de idade ou 35 anos de registro e para mulheres a partir de 60 anos de idade ou 30 anos de registro
  • 90% de desconto para pessoas com doenças graves que resultem na incapacitação temporária para trabalho.

Em todos os casos, o pagamento da anuidade pode ser feito em crédito, boleto ou Pix, e em cota única ou até seis parcelas de valores iguais.

Outra facilidade é o encaminhamento do boleto para o e-mail cadastrado. Portanto, atenção à caixa de entrada ou lixo eletrônico, pois os envios estão acontecendo até a sexta-feira (20/1). Desde a segunda semana de janeiro estão sendo enviados também os códigos de barras por SMS e, no dia 21/1, será iniciada uma nova rodada de disparos. Fique de olho em seu celular!

Em caso de não recebimento, é possível acionar o SAC por telefone, no número 0800 017 18 11, ou por e-mail, no endereço faleconosco@creasp.org.br. Para os pagamentos realizados por Pix, lembre-se que é obrigatório utilizar o QR Code do boleto, pois transferências bancárias ou Pix para o CNPJ do Crea-SP não são aceitos.

Os valores recebidos pelo Conselho são revertidos em uma série de ações para os engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos:

Fiscalização do exercício técnico

As atividades do Crea-SP, como as operações fiscalizatórias que afastam leigos das atividades técnicas, são realizadas pelo corpo de colaboradores que atua a serviço da área tecnológica. Essa fiscalização reflete diretamente na defesa de emprego para tais profissões e na segurança da sociedade.

ART e CAT

Ao manter a regularidade do registro, os profissionais podem emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento obrigatório para as obras e serviços prestados. As ARTs, por sua vez, compõem a propriedade intelectual do profissional, gerando um acervo dos trabalhos já desenvolvidos. Esse Acervo Técnico, como é chamado, atesta os direitos autorais da área tecnológica, que são comprovados pela Certidão de Acervo Técnico (CAT).

Manutenção do salário-mínimo profissional

O Conselho tem como premissa a valorização profissional, agindo institucionalmente para garantir isso. É o caso da manutenção do piso salarial, por exemplo. Ao identificar situações em que os valores previstos na Lei Federal 4.950-A/1966 não estão sendo respeitados, o Crea-SP busca, pelos meios judiciais, restabelecer o cumprimento da legislação. Recentemente, um concurso público em Franca teve sua interrupção decretada após ação do Conselho na Justiça.

Cursos e outras capacitações

O Crea-SP é parceiro de instituições de ensino renomadas para descontos exclusivos em cursos de curta duração à pós-graduação, workshops, palestras e outras atividades de capacitação e aprimoramento. Acompanhe todas as novidades nas redes sociais do Conselho no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

Planos de saúde, assistência e convênios previdenciários ou dinheiro extra

Esses são alguns dos benefícios da parceria com a Mútua-SP, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, que tem como principal objetivo oferecer aos associados as melhores condições sociais e profissionais para que estejam sempre em crescimento e desenvolvimento.

Convênio Crea-SP e ABNT

Ser registrado no Conselho também proporciona uma melhor qualidade técnica em suas atividades profissionais. Isso porque o Crea-SP é conveniado à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que garante descontos na aquisição das normas e de cursos.