Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-mais-perto-dos-futuros-profissionais/>.
Acesso em 27/04/2024 às 06h22.

Crea-SP mais perto dos futuros profissionais

Presidente do Confea fala sobre mercado de trabalho no primeiro dia de Estágio Visita

26 de março de 2024, às 10h12 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O coworking da Nestor Pestana, na capital paulista, começou a semana repleto de estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados. Os 90 jovens, selecionados em um grupo de mais de 500 inscritos, participam da primeira edição do ano do ‘Por dentro do Crea-SP’, o programa de Estágio Visita do Conselho. Eles vieram de diversas cidades do Estado para esta imersão nas atividades da autarquia que regulamenta as profissões da área tecnológica. 

Além de ser o primeiro do ano, este é também o primeiro Estágio Visita da gestão da Eng. Lígia Mackey como presidente do Conselho paulista. “É minha missão abrir as portas para aumentar a presença das mulheres no Sistema e fico muito feliz de ver muitos rostos femininos aqui hoje”, afirmou durante a abertura, realizada nesta segunda-feira (25/03). “Este espaço (o coworking) foi feito para vocês. Vão ser dias de muito aprendizado, aproveitem”, completou, dando as boas-vindas. 

Coordenador da Comissão de Relações Públicas (CRP) do Crea-SP, o Eng. Alexander Ramos, começou falando sobre sua carreira. “A oportunidade que vocês estão tendo hoje, eu não tive há 25 anos atrás. Desde que entendi a importância, faço questão de estar perto tanto do Crea-SP quanto da minha entidade de classe, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Praia Grande (AEAPG)”, contou. Ele conduziu uma apresentação sobre a estrutura do Conselho, detalhando a atuação das Câmaras Especializadas e o papel dos conselheiros.  

Associações, sindicatos e instituições de ensino também são fundamentais para o funcionamento do Crea-SP e, por isso, os diretores de Entidades de Classe do Crea-SP, Eng. Carlos Peterson Tremonte, e de Educação, Eng. Paulo César Lima Segantine, também estiveram presentes. “Cada associação é uma empresa sem fins lucrativos que ajuda a valorizar o profissional e a aproximação com o Conselho fortalece essa função”, explicou Tremonte. “Minha função é criar um elo entre as universidades e o Crea. Vocês devem ver o Sistema como parceiro. O coworking, por exemplo, é um de seus escritórios, usem essa infraestrutura”, orientou Segantine. 

A Superintendência dos Colegiados (Supcol) e a Superintendência de Fiscalização (Supfis) também estiveram em foco. Representando a Supcol, a  Eng. Karine Correa Bragato, destacou as atribuições da área – que ainda será esmiuçada em atividades práticas nos próximos dias. Pela Supfis, a superintendente, Eng. Maria Edith dos Santos falou sobre os desafios de fiscalizar as atividades da área tecnológica nos municípios paulistas. “Trabalhamos para coibir o exercício ilegal das nossas profissões. A Engenharia não pode ser feita por leigos”, explicou. 

Perspectivas para o mercado 

A palestra do primeiro dia de atividades foi conduzida pelo presidente do Confea e ex-presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, um dos idealizadores do Estágio Visita. Ele trouxe para os jovens profissionais uma perspectiva do que o mercado espera dessa geração, destacando que o Brasil deve ter um déficit de engenheiros nos próximos anos. “Oportunidade de vaga de emprego não vai ser problema. O país vai precisar de vocês”, começou Marchese, que focou sua apresentação no tipo de profissional que este mercado vai demandar.  

“Você não vai ser substituído pela inteligência artificial, mas por quem usa bem essas tecnologias”, garantiu o presidente do Confea, ressaltando a importância da formação contínua para os profissionais, que terão que lidar com problemas que sequer são conhecidos. Para a estudante de Engenharia Biomédica, Paloma Machado, que veio de São José dos Campos, esse direcionamento é essencial. “Estou me formando agora e saio daqui não apenas sabendo mais sobre o Conselho, mas também com dicas do que fazer para me destacar”, comentou. 

Nesta edição, os participantes do Estágio Visita dividem a experiência com representantes do Crea Júnior Nacional e dos estados de Santa Catarina, Goiás e Bahia, que acompanham o evento para entender seu funcionamento e levar os aprendizados para seus estados. “É incrível conhecer um dos Creas mais inovadores do Brasil”, comentou o coordenador nacional do Crea Júnior, o estudante de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Varner Reis. Ele entregou a Marchese um relatório com os resultados de uma consulta que ouviu mais de 500 estudantes e trouxe sugestões para a melhoria do ensino. O trabalho havia sido encomendado pelo presidente do Confea durante o 13º Encontro de Líderes, que aconteceu em Brasília, em fevereiro. 

“Conhecer um pouco mais como o programa é elaborado aqui, vai nos ajudar a implementar essa ação e também aproximar nosso Conselho dos estudantes”, destacou o diretor financeiro do Crea Bahia, Geol. Vinicius Benevides Schirmer. “São informações que eu desconhecia. Estou aprendendo muito”, comentou a estudante de Engenharia Civil, Giulia Souza, que está ansiosa para as ações práticas dos próximos dias. 

Até a próxima quinta-feira (28/03), os jovens acompanharão uma atividade de fiscalização, atuarão como conselheiros, relatarão processos e também farão parte de uma plenária do Crea-SP. A programação completa pode ser conferida aqui. 

   

Produzido pela CDI Comunicação