Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-lancou-4a-edicao-de-sua-revista/>.
Acesso em 19/04/2024 às 10h12.

Crea-SP lançou 4ª edição de sua revista

Participação na SOEA também foi destaque na plenária

23 de julho de 2022, às 13h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Durante a sessão plenária de julho, realizada na quinta-feira, 21, na Sede Angélica, o Crea-SP lançou a quarta edição de sua revista digital, já disponível para download e leitura aqui.

Com periodicidade trimestral, a Revista Crea São Paulo traz nesta edição, como reportagem de capa, o metaverso, tema que vem sendo apontado como a próxima evolução da Internet.

A diretora de Educação do Conselho, Eng. Agr. Andrea Sanches, destacou que a publicação tem sido uma vitrine importante dentro das universidades, promovendo a aproximação entre os profissionais da área tecnológica, o meio acadêmico e o mercado de trabalho. Na oportunidade, a diretora adiantou ainda que, a partir da quinta edição, a revista trará uma reformulação editorial, “com novidades que terão maior impacto principalmente entre os pesquisadores”.

Semana da Engenharia

A participação da delegação de São Paulo na 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – SOEA, marcada para o início de outubro em Goiânia/GO, também foi destacada durante o encontro deste mês. Mais de 200 profissionais devem representar o Estado naquele que é o maior evento da área tecnológica brasileira e que, a cada três anos, inclui também o Congresso Nacional de Profissionais – CNP.

Antes do início dos trabalhos da sessão plenária, os conselheiros do Crea-SP receberam em seus e-mails informações específicas para sua participação no evento nacional. Os representantes das entidades de classe e instituições de ensino no Plenário do Conselho devem fazer suas inscrições até 31 de julho, data limite para receber o desconto oferecido pela organização.

Saiba mais em https://www.soea.org.br/. Para acompanhar as etapas que estão sendo realizadas em São Paulo rumo ao CNP, acesse: https://www.creasp.org.br/cep/2022/.

Desenvolvimento Sustentável

O Eng. Civ. Douglas Barreto apresentou o caderno técnico preparado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos para oferecer ao público das construtoras dicas de boas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU. Realizado com o apoio do Crea-SP, conforme previsto no termo de fomento para o estabelecimento de convênios e parcerias com as entidades de classe, o guia estará disponível em breve, em sua versão digital, no site do Conselho.

Já o conselheiro Eng. Eletric. Paulo Takeyama (Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Salto) ressaltou a eficiência e a presteza do Sistema Confea/Crea e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas tratativas para revogação de um trecho da resolução que deixava de exigir a ART para a elaboração e a execução de projetos de microgeração distribuída relacionados à energia fotovoltaica. No Crea-SP, o Comitê Multidisciplinar de Energias Renováveis acompanhou os debates sobre o assunto junto à Superintendência de Fiscalização. Saiba mais aqui.

O projeto de lei PL 1.024/20, que pretende alterar o conteúdo da Lei 5.194/66, que regula o exercício das atividades profissionais da área tecnológica, foi o assunto destacado pelo Eng. Civ. e Geol. Fabio Augusto Gomes Vieira Reis, representante da Unesp de Rio Claro no Plenário do Crea-SP.

O conselheiro alertou para as “arestas que não foram acertadas”, como a ausência dos geocientistas no artigo 29, a não citação aos tecnólogos no trecho que trata do plenário dos Creas e, no artigo 37, o limite de 20% para participação das instituições de ensino, “que afetaria drasticamente o nosso plenário, deixando de fora várias IES”.

A vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, solicitou ao conselheiro informações detalhadas sobre o assunto para levar à discussão na reunião do Colégio de Presidentes que será realizada na primeira semana de agosto em São Luís do Maranhão.

Produzido pela Superintendência de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – ECC/GCE/SUPCOM

Colaboração: Estagiário Marcos Santos (fotos)