Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/cooperacao-tecnica-entre-creas-sp-e-sc/>.
Acesso em 16/05/2024 às 16h24.

Cooperação técnica entre Creas SP e SC

Termo visa ações para a área tecnológica e fiscalização preventiva

27 de março de 2023, às 11h23 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Fortalecer o relacionamento entre os estados de São Paulo e Santa Catarina e fomentar um intercâmbio de informações e atividades para aprimorar o Sistema Confea/Crea. Esse é o principal objetivo do termo de cooperação técnica entre o Crea-SP e o Crea-SC. O documento foi assinado entre as autarquias no dia do aniversário de 65 anos do Conselho catarinense, na última sexta-feira (17/03), durante a sessão plenária em Florianópolis (SC).

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, parabenizou o Crea-SC pelo aniversário e pelas ações realizadas. “Estou acompanhando as atividades do Crea em Santa Catarina, abordando temas voltados para a nova geração de profissionais. Esse é o caminho para a evolução do Sistema. Portanto, coloco o Crea-SP à disposição do Conselho catarinense para construirmos juntos novas soluções internas pensando nos futuros profissionais”, disse Marchese.

Também realçando a iniciativa, o presidente do Crea-SC, Eng. Carlos Alberto Kita Xavier, agradeceu a assistência do Crea-SP e também disponibilizou a estrutura de Santa Catarina. “Iremos trabalhar com as equipes, em conjunto, utilizando as ferramentas de tecnologia e infraestrutura em comum para que todas as áreas possam ter mais integração e agilidade no cumprimento do seu papel”, enfatizou Xavier.

Já o presidente do Confea, Eng. Joel Krüger, enalteceu a parceria entre o Crea-SP e o Crea-SC e destacou a importância do termo para a renovação dos métodos dos Conselhos. “Nós precisamos nos reinventar e buscar atender os novos profissionais com velocidade e qualidade nas ações que competem ao Sistema”, ressaltou.

Através do termo de cooperação técnica, os Conselhos assumem o compromisso de implementar diversas ações, como o compartilhamento de profissionais habilitados para o desenvolvimento de soluções na área de tecnologia da informação e aperfeiçoamento profissional, bem como a troca de conhecimentos, informações e pesquisas para aprimorar ações de fiscalização preventiva nos Estados.

Inclusive, o termo também promove a integração dos programas Crea-SP Capacita e Universidade Corporativa do Crea-SC (UNICREA), para difusão do aprendizado e desenvolvimento dos profissionais do Sistema, além de possibilitar aos profissionais registrados a participação nos cursos realizados. O programa paulista já ofereceu mais de 200 cursos a preços acessíveis, sem contar os workshops gratuitos promovidos semanalmente.

Para dar início à parceria entre os Conselhos na prática, a superintendente de Relações Institucionais e Comunicação do Crea-SP, jornalista Priscilla Marques, e a gerente de Planejamento Estratégico do Crea-SP, engenheira Ana Cláudia Rinaldi, participaram de um encontro com o presidente do Crea-SC e também com colaboradores do Conselho catarinense, para a troca de experiências e informações sobre os Creas e a integração dos programas inseridos no acordo.