Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/construindo-cidades-inteligentes-pelo-pais/>.
Acesso em 16/05/2024 às 02h07.

Construindo cidades inteligentes pelo País

Creas SP e SE realizam Simpósio Nacional sobre inovações nos municípios

18 de julho de 2023, às 10h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Exemplo para outras regiões do Brasil, o estado de São Paulo possui as três cidades inteligentes certificadas no País: São José dos Campos, Pindamonhangaba, e, recentemente, Jundiaí. Incentivador desse desenvolvimento no território paulista, o Crea-SP tem estimulado outros municípios a alcançarem esses indicadores, promovendo debates com gestores públicos e profissionais da área tecnológica. Destaque pelas ações em prol de cidades inteligentes, o Conselho paulista realizou em parceria com o Crea-SE, o Simpósio Nacional sobre o tema “Construindo o amanhã”, em Aracaju (SE), na última sexta-feira (14/07).

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese apresentou a palestra ‘O papel da engenharia na construção de cidades inteligentes’, e falou da importância de motivar os profissionais da área tecnológica, como é o caso do Colégio de Inspetores do Crea-SP, que busca sugestões da classe para a transformação dos municípios. “É fundamental levar as inovações para as administrações públicas e preparar os profissionais da área tecnológica para promover esse progresso com os seus conhecimentos. Para tornar as cidades inteligentes, não é preciso somente implementar as tecnologias, mas saber utilizá-las para que os municípios atendam melhor às pessoas, e que os profissionais das engenharias sejam capazes de propor essa evolução”, declarou Marchese.

O presidente do Crea-SE, Eng. Jorge Roberto Silveira, enalteceu as iniciativas do Conselho paulista, e disse que o objetivo do evento é buscar projetos que também possam ser implementados no estado sergipano. “Por isso convidamos o Crea-SP, que já vem defendendo a tese de que as Engenharias, Agronomia e Geociência podem ajudar a inovar as gestões públicas com as transformações digitais. Agora, é seguir os exemplos de São Paulo no Sergipe, e levá-los também para outras regiões”, afirmou Silveira.

O Simpósio Nacional sobre Cidades Inteligentes também contou com representantes do Sistema Confea/Crea de outras regiões e do Conselho Federal, além de autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do estado do Sergipe.

Para conferir como foi o evento na íntegra, acesse o vídeo na TV Crea-SP.

Relatório Técnico
Confira o Relatório Técnico do 2º Simpósio de Cidades Inteligentes, que deve auxiliar a gestão pública na elaboração de políticas e ações, e trata sobre seis eixos temáticos: acessibilidade, agricultura, desenvolvimento urbano e habitação, saneamento básico e gestão de resíduos, a participação das mulheres nas profissões e capacitação.
Baixe o relatório