Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/conheca-podcasts-sobre-a-area-tecnologica/>.
Acesso em 27/04/2024 às 05h01.

Conheça podcasts sobre a área tecnológica

Crea-SP listou programas para as Engenharias, Agronomia e Geociências

23 de maio de 2022, às 10h19 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A pandemia de fato transformou todo o contexto da tecnologia. Exemplo disso é a crescente audiência que os podcasts conquistaram e seguem conquistando no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), são 34,6 milhões de brasileiros consumindo conteúdo neste formato.

Tanto é que o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial das nações que mais ouvem áudios digitais, de acordo com levantamento da plataforma Cupom Válido que apurou dados da Statista e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IB  OPE), ficando atrás somente da Suécia e da Irlanda.

A proposta dos podcasts é retomar a praticidade de informar com uso apenas da audição, aliada ao acesso por meio de diversas plataformas (muitas vezes, gratuitas), que faz com que os usuários deixem as telas dos celulares e computadores de lado. Não é à toa que esses conteúdos digitais vêm se tornando uma importante ferramenta de atualização de conhecimentos, o que não é diferente para a área tecnológica.

Inclusive, o Conselho tem a sua própria iniciativa que é o CREACast. Programa de entrevistas com episódios que abordam temas referentes à área tecnológica como a produção de vacinas, energia limpa, o futuro das cidades e a tecnologia no setor da aviação. Além disso, alguns episódios dão destaque ao processo de transformação do Crea-SP, que busca se colocar como referência em inovação na gestão pública.

Com tanta informação disponível, pode ser difícil saber por onde começar. É por isso que o Conselho selecionou cinco podcasts que os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências não podem perder. Na lista, constam programas que exploram o universo das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Confira:

1 – Engenharia Científica

Um podcast amplo e que fala sobre tudo aquilo que faz parte da Engenharia, direcionado tanto para profissionais da área quanto para curiosos. Os episódios são disponibilizados às quintas-feiras, às 12h, e abordam temas como metaverso, história da Engenharia e assuntos futuristas, como a sociedade 5.0. Uma dica bem interessante para quem quer entretenimento com uma pitada de seriedade. O conteúdo é disponibilizado em mais de 10 plataformas, acesse engenhariacientifica.com.br e faça sua escolha.

2 – Engenharia de Dados [Cast]

Dedicado aos esclarecimentos sobre as diferentes faces do Big Data, o podcast apresenta relevantes discussões para quem gosta de explorar assuntos tecnológicos por interesse pessoal ou para se destacar no mercado de trabalho. Para ouvir o Engenharia de Dados [Cast], conecte-se ao Spotify, Deezer ou Ivoox.

3 – Boteco da Engenharia

O Boteco da Engenharia traz temas variados, que englobam a vida profissional e pessoal dos entrevistados. Tudo de forma bem descontraída, como o próprio nome sugere. No primeiro episódio, o autor e locutor já revela uma curiosidade: além da profissão na área tecnológica, ele também é matemático. Então, ao ouvir, espere por diferentes visões de um mesmo tema. O Boteco da Engenharia está disponível no Spotify, na Amazon Music e no Google Podcasts.

4 – The BRIEFCast

Que tal se aprofundar em tech-business, os negócios da área tecnológica? A proposta do The BRIEFCast é um papo informativo, cheio de humor e opinião em episódios atualizados de sexta-feira, às 16h. São diversas as plataformas onde são disponibilizados os conteúdos, como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram.

5 – Remessa Talks

Voltado ao universo das startups, o podcast convida importantes figuras do mercado de inovação para falar sobre suas jornadas, empreendedorismo e aporte de investimentos. Uma boa dica para quem busca ‘sair da caixinha’ na profissão. Já passaram pelos microfones do Remessa Talks nomes como Daniel Pedrino, CEO da Faculdade Descomplica; Bernardo Bezerra, diretor de Inovação, Produtos e Regulatório da Omega Energia; e André Maltz, cofundador e CEO da AgTrace, entre outros. Ouça no Spotify, na Apple Podcasts ou no Google Podcasts.

Alguma outra sugestão? Compartilhe nas redes sociais e marque o Crea-SP: no Instagram e no Facebook, @creasaopaulo; e, no Twitter, @creasp.