Capacitação, mobilidade profissional, equidade de gênero e atualização acadêmica foram os temas da terceira reunião de 2026 do Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP), realizada na quarta-feira (17/06), na Sede Angélica do Crea-SP, em São Paulo. O encontro reuniu representantes de instituições de ensino e membros do colegiado para discutir iniciativas voltadas ao futuro da área tecnológica.
Na abertura, o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, engenheiro civil Fernando Pedro Rosa, destacou a importância da proximidade entre o Conselho e as entidades responsáveis pela formação dos profissionais. “Compreender as demandas e fortalecer esse diálogo contribui para que o Crea-SP esteja cada vez mais alinhado às expectativas das carreiras e às necessidades da formação acadêmica”, afirmou.
Para o coordenador adjunto do CIES-SP, engenheiro geólogo Fernando Saraiva, o colegiado tem papel importante na graduação. “Quando as instituições de ensino e o Sistema Confea/Crea trabalham de forma integrada, quem ganha são os profissionais. Esse diálogo contribui para uma formação mais alinhada às atribuições e às exigências do exercício”, ressaltou.

Já a conselheira federal suplente de Instituições de Ensino Superior de Agronomia por São Paulo, engenheira agrônoma Andrea Sanches, ressaltou a importância de dar continuidade ao trabalho desenvolvido junto às universidades. “As faculdades vivem de ciclos e, por isso, esse diálogo precisa ser constante. É dessa forma que conseguimos levar informação, capacitação e oportunidades para os estudantes”, destacou.
A reunião também apresentou ações do Crea-SP Capacita. Com foco na educação continuada e na valorização das carreiras, a iniciativa oferece trilhas e cursos com foco no desenvolvimento de competências técnicas e estratégicas, preparando estudantes e profissionais para os desafios atuais e futuros das áreas tecnológicas.
Segundo o chefe da Unidade de Aprimoramento e Programas Estratégicos (UAPE) do Crea-SP, Luiz Gustavo Vilar, o programa contribui para fomentar temas relevantes para o exercício das Engenharias, Agronomia e Geociências. “Buscamos colocar o Crea-SP à frente dos desafios, promovendo capacitação e atualização para o mercado de trabalho. Se o profissional está na linha de frente, o Conselho também precisa estar presente, apoiando o desenvolvimento técnico e a disseminação do conhecimento”, pontuou.
No campo da mobilidade profissional, a coordenadora do Comitê de Intercâmbio e Mobilidade Profissional do Crea-SP, engenheira civil Marci Alves, apresentou projetos voltados à ampliação das oportunidades de desenvolvimento no Brasil e no exterior. Entre as ações destacadas, estiveram parcerias com entidades internacionais, eventos técnicos e programas de intercâmbio. “A ideia do comitê é ampliar as possibilidades para as carreiras, aproximando-os de oportunidades em outros países. Queremos mostrar que a formação no país é valorizada internacionalmente”, explicou.
Na sequência, a coordenadora adjunta do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, engenheira civil Adriana Cintra, apresentou medidas voltadas ao acolhimento e ao fortalecimento da atuação das mulheres na área tecnológica. “Buscamos incentivar que mais mulheres ocupem espaços de liderança. Temos profissionais altamente qualificadas e queremos ampliar essa participação dentro do setor”, comentou.
Já a chefe da Assessoria Parlamentar do Confea, Maisa Barbosa, participou de forma virtual e apresentou um panorama das ações de acompanhamento legislativo realizadas pelo Sistema. Durante a exposição, foram abordadas propostas em tramitação na Câmara e no Senado relacionadas às áreas abrangidas pelo Confea/Crea. “Além do monitoramento das proposições que correm no Congresso Nacional, atuamos na articulação institucional de temas estratégicos para os nossos profissionais, contribuindo para a valorização e a atualização da legislação da categoria”, explicou.
Entre os participantes que acompanharam o encontro, representando a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), a engenheira civil Maria José Ayres Guidetti Zagatto, conselheira e coordenadora adjunta da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-SP, ressaltou a importância da troca de experiências.“O contato com diferentes perspectivas e com representantes do Confea/Crea contribui para a atualização dos docentes e fortalece o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino”, avaliou.
O CIES-SP prevê a realização de seis encontros ao longo de 2026. As reuniões realizadas em março e maio deram início às discussões do colegiado neste ano. O próximo encontro está previsto para 19 de agosto, dando continuidade aos debates sobre formação, atualização acadêmica e exercício profissional no estado de São Paulo.
Produzido pela CDI Comunicação







