Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/comeca-a-ultima-etapa-do-estagio-visita-de-2023/>.
Acesso em 03/05/2024 às 11h01.

Começa a última etapa do estágio visita de 2023

Estudantes da área tecnológica participam de imersão no Crea-SP esta semana

8 de dezembro de 2023, às 14h02 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Após quatro etapas do Por dentro do Crea-SP, programa de estágio visita do Conselho, esta semana, entre os dias 7 e 9 de dezembro, está sendo realizada a quinta e última edição do ano. São quase 50 alunos e recém-formados dos cursos de Engenharia, Agronomia, Geociências e Tecnologia de todo o estado de São Paulo que vieram participar de uma imersão para conhecer as funções da autarquia e o trabalho feito em favor das profissões e dos profissionais.

“O nosso objetivo é permitir que vocês, futuros profissionais, ocupem seus espaços atuando na profissão dentro e fora do Conselho de forma legal, e fazer com que conheçam verdadeiramente a nossa atuação aqui dentro na prática”, afirmou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, ao abrir o evento.

A integração é feita com alunos de diferentes áreas, o que estimula o contato com outros setores e gera aprendizados fora do segmento de estudo. “É muito interessante ver pessoas de lugares e cursos diferentes do meu, que também estão entusiasmados em conhecer a fundo a atuação do Crea-SP a favor de nossas profissões”, enfatizou Thais Prado, estudante de Engenharia Civil no Centro Universitário Unifaat de Atibaia.

No período da manhã do primeiro dia, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar apresentações da Comissão de Relações Públicas (CRP), das diretorias de Entidades de Classe e Instituições de Ensino e das superintendências de Colegiados (SUPCOL) e de Fiscalização (SUPFIS), que permitiram aos universitários a compreensão das atribuições de cada divisão no Conselho.

“O Crea-SP trabalha diariamente para defender e valorizar o profissional, e para isso, os agentes fiscais verificam a atuação do responsável técnico em todo o Estado, para evitar o exercício ilegal das profissões”, explicou a superintendente de Fiscalização do Conselho, Eng. Maria Edith dos Santos, ao falar sobre as operações fiscalizatórias da autarquia. O assunto despertou a curiosidade dos participantes, como no caso da graduanda de Engenharia de Produção do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), Beatriz Antoniassi. “Não conhecia a atuação de fiscalização do Crea-SP e entender os processos e parcerias com outras instituições nessas ações é fundamental para sabermos como agir no mercado de trabalho”, relatou a estudante.

Um dia como conselheiros

No período da tarde, os alunos se dividiram em grupos representando as oito Câmaras Especializadas para vivenciar uma simulação da tramitação de processos e relatórios, como fazem os conselheiros. A atividade foi liderada pelo assistente técnico da SUPCOL, Arqt. Gustavo Schliemann, que esclareceu o papel de um conselheiro. “Eles julgam as situações profissionais fiscalizadas pelo Crea-SP e geram debates entre as Câmaras para decidir o melhor caminho a seguir de acordo com a legislação”.

A experiência foi marcante para os universitários. Eles também puderam participar de uma votação, como é feito mensalmente nas Sessões Plenárias. “Foi um grande e interessante desafio. A lei é prioridade e devemos nos basear nela para determinar nosso voto”, afirmou o estudante de Tecnologia da Construção Civil da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). Kênia dos Santos complementou dizendo que a simulação superou suas expectativas. “Ver como a aplicação da nossa profissão e a exposição da nossa visão técnica pode intervir em processos que já estão em andamento foi uma vivência incrível. Estou ansiosa para as próximas atividades”, declarou a graduanda de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro.

A programação do Por dentro do Crea-SP continua. Nesta sexta-feira (8/12), os participantes acompanham operações de fiscalização e visitam associações, e, no sábado (9/12), encerram o programa no XIV Encontro Crea-SP Jovem.