Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-na-midia-20-03-2023-a-24-03-2023/>.
Acesso em 16/05/2024 às 05h09.

Área Tecnológica na Mídia – 20 a 24/03/2023

Confira as notícias do dia

24 de março de 2023, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 13 minutos

 


24/03/2023: Transição Energética / Tecnologias no Agro / Investimentos em Tecnologia / Asteroide à Vista / Procura por SP


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou quinta-feira o Complexo Renovável Neoenergia, na Paraíba, e participou da inauguração do empreendimento que combina as tecnologias eólica e solar para geração de energia limpa, informa o governo federal. Com investimento de R$ 3 bilhões, o complexo é formado pelo Parque Eólico Chafariz, com capacidade de gerar 471,2 Megawatts (MW), e o Parque Solar Luzia, com potência máxima de gerar 149, 2 MW, além de subestações e linhas de transmissão. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o governo investirá R$ 50 bilhões para realizar um programa de transição energética que permitirá construção de mais parques de energia eólica e solar no Nordeste.

 

O seminário on-line ‘O futuro da Integração de Conhecimento e Tecnologias no Agro Brasileiro’ reunirá no dia 30 lideranças do agronegócio brasileiro, de organismos internacionais, universidades, fundações e centros de estudos. Trata-se do segundo seminário técnico sobre as megatendências da plataforma Visão de Futuro do Agro Brasileiro, informa a Embrapa. O seminário, que faz parte das comemorações dos 50 anos da Embrapa, abordará o futuro do agro e a regulação da produção, com a integração de dados e conhecimentos; aceleração da convergência de conhecimentos e tecnologias; agregação de valor e rastreabilidade; agricultura de base biológica; agroquímicos e saúde única.

 

De acordo com a pesquisa Global Tech Report 2022, realizada pela KPMG, a maioria (64%) dos executivos brasileiros entrevistados pretende direcionar investimentos em tecnologia para incrementar a experiência do consumidor em 2023, destaca a Revista Apólice. O estudo ouviu mais de 2.200 especialistas, que projetam prazo de dois anos para que as empresas adotem as principais plataformas de tecnologia. A pesquisa constatou que quase metade (48%) dos executivos acredita que os principais impulsionadores da transformação digital são melhorar a agilidade e garantir a modernização da empresa.

 

Em 2013, o famoso asteroide de Chelyabinsk fez estragos destruindo janelas na cidade russa. Neste final de semana, uma bola de fogo com três vezes o tamanho da que ocorreu há uma década vai passar pela Terra, mas não há motivo para pânico, começa matéria do Olhar Digital. Com algo entre 44 e 99 metros de diâmetro, o asteroide descoberto este ano foi batizado de 2023 DZ2 e vai passar a mais de 173 mil quilômetros de distância da Terra, cerca de metade da nossa distância da Lua, segundo a EarthSky. A maior aproximação vai ocorrer na noite do dia 25 de março, quando poderá ser visto do hemisfério norte como uma pequena estrela em movimento. A aceleração deve ficar ao redor de 28 mil km/h.

 

Um estudo realizado pelo “Digital Workers Are on the Move. Here’s What They’re Looking For”, do Boston Consulting Group mostrou que São Paulo é um dos principais destinos para profissionais de tecnologia que buscam por salário e estilo de vida melhores, relata a Startupi. Segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados afirmaram que se mudaram para São Paulo por uma oferta de salário melhor, 35% aceitaram a mudança por conta de um emprego em uma organização ou indústria específica, e 21% disseram ter ido para a cidade para melhorar seu estilo de vida. O BCG entrevistou cerca de 1 mil profissionais que passaram pela mudança de cidade e optaram pela capital paulista. Ainda de acordo com o levantamento, dos trabalhadores que se mudaram para São Paulo, 67% têm de 25 a 34 anos e 53% são homens. O estudo indica que 28% atuam com desenvolvimento web, 28% como desenvolvedores de apps e 12% trabalham com engenharia.

 


23/03/2023: Identificação de Vazamentos / Engenheiros na Boeing / Universidades Reconhecidas  / Alimentos a Laser


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Carlos (SP) está usando uma tecnologia para identificar vazamentos de água e evitar o desperdício. Em duas semanas, o sistema identificou 150 vazamentos não visíveis e 10 visíveis na região da grande Santa Felícia. O g1 explica que foram realizadas escutas com geofones eletrônicos a cada 50 cm, até identificar o local onde o ruído é maior, sinalizando o lugar exato do vazamento. O equipamento revela um vazamento não aparente, superficial e subterrâneo, o que permite que seja estancado antes de se tornar um problema maior, resultando em uma atividade preventiva para redução de perdas.

 

Em meio à contratação pela Boeing de quase uma centena de engenheiros da Embraer, uma Ação Civil Pública tenta impor restrições à americana por ameaça à soberania nacional, relata o InfoMoney. Após a Boeing desistir de comprar 80% da divisão comercial da Embraer, a empresa tem avançado sobre “a elite da engenharia aeroespacial do Brasil”, segundo Roberto Gallo, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança. A ação movida pela Abimde e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil quer impedir a Boeing de contratar mais do que 0,6% do quadro de engenheiros por ano de Empresas Estratégicas de Defesa e Empresas de Defesa. Caso o pedido seja atendido, a Boeing seria limitada a contratar 21 engenheiros da Embraer por ano no Brasil.

 

A Unicamp está entre as 200 melhores universidades do mundo, aponta a avaliação QS World University Rankings 2023 – na modalidade campos do conhecimento. O levantamento foi feito com base na avaliação de 1.596 universidades e está dividido nos campos Artes e Humanidades, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Gerenciamento, Ciências da Vida e Medicina, além de Engenharia e Tecnologia, informa o site da Unicamp. O ranking foi elaborado pela consultoria britânica QS, referência mundial na avaliação de instituições de ensino superior. A Universidade de Harvard (EUA) ficou com a primeira posição em quatro das cinco categorias – a exceção foi Engenharia e Tecnologia, em cujo topo ficou o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

 

Cientistas de Engenharia da Universidade de Columbia (EUA) imprimiram e cozinharam a laser um cheesecake com sete camadas de ingredientes. A tecnologia de impressão de alimentos existe desde 2005. Mas os pesquisadores buscam ampliar o que costuma ser feito no equipamento: poucos ingredientes crus, relata o g1. A máquina é inovadora porque imprime e cozinha os ingredientes ao mesmo tempo. Entre os benefícios, dizem os engenheiros, está a capacidade de escolher milimetricamente o conteúdo das refeições, com o controle dos ‘cartuchos de alimentos’ na impressora.

 


22/03/2023: Brasileiros Premiados / Digitalização da Saúde / Tecnologias para Smartphones / Energia Solar


Uma tecnologia desenvolvida por empreendedores e cientistas brasileiros para identificar vazamento de óleo nos oceanos foi premiada pela Nasa, reporta o Ciclo Vivo. A solução foi uma das vencedoras do hackathon NASA SpaceApps Challenge, de 2019, que reuniu mais de 29 mil participantes de 71 países e dois mil projetos. A cerimônia de premiação, que foi adiada por causa da pandemia, aconteceu na sede da agência espacial nos dias 15 e 16 deste mês, em Washington. A tecnologia, chamada de ‘Poseidon’, usa imagens de satélite, inteligência artificial e algoritmos para detectar manchas de óleo nos oceanos. A plataforma funciona como uma API, permitindo a utilização das funcionalidades por outras aplicações ou softwares.

 

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu na terça-feira (21) representantes do InovaHC, núcleo de tecnologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, para discutir a digitalização da saúde. A equipe do HC apresentou o projeto de expansão do núcleo para promover a transferência de conhecimento científico para os setores público e privado, informa o site do governo. O InovaHC atende em diversos locais do país, sobretudo em áreas de vulnerabilidade social, além de levar a telemedicina e a capacitação remotamente. A ministra defendeu a adoção das tecnologias aplicadas pelo InovaHC pelo Sistema Único de Saúde.

 

O Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas já está em operação na Unicamp. As pesquisas buscam novas funções para os smartphones no dia a dia das pessoas e de empresas, relata a CBN Campinas. Segundo Ricardo Gudwin, professor de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, a tecnologia estudada pelo hub pode até mesmo ser empregada diretamente no smartphone que já sai da fábrica, com novas funções da inteligência artificial. O projeto de IA do grupo existe há sete anos e o hub começou a funcionar neste mês. A pesquisa está em fase de testes. A meta dos pesquisadores é desenvolver um programa gratuito para aperfeiçoar as funções do celular.

 

O Brasil entrou, pela primeira vez, na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica. O País encerrou 2022 com 24 gigawatts (GW) de potência operacional solar. Com esse resultado, assumiu a oitava colocação no ranking internacional, mostra reportagem do UOL. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os dados consideram a somatória das grandes usinas solares e de sistemas de geração própria solar de pequeno e médio portes, instalados em telhados e fachadas de edifícios, por exemplo, além de pequenos terrenos. O balanço leva em conta a potência total acumulada ao final de 2022.

 


21/03/2023: Aviões Sustentáveis / Robocalls no Brasil / Acesso ao 5G


Apostando em práticas de locomoção sustentáveis, a NASA e a Boeing anunciaram uma parceria inédita para o lançamento de um avião ecológico. As empresas confirmaram que investirão cerca de US$ 1,15 bilhão pelos próximos sete anos para reimaginar o transporte aéreo, a fim de contribuir com as boas práticas contra as mudanças climáticas e de inovar por meio de técnicas econômicas. Entre as novidades estão os modelos bimotores com corredor único  e asas ecológicas chamadas de Transonic Truss-Braced Wings, que além de mais longas e finas, se projetam do topo da aeronave. Segundo o Mega Curioso, os novos modelos de aeronaves domésticas reduzirão a liberação de produtos químicos e nocivos ao meio-ambiente em até 30%, graças a uma “eficiência aerodinâmica” onde a queima de combustível é significativamente menor, se comparada a dos modelos atuais.

 

Os robocalls são tecnologias de software que usam de IA (Inteligência Artificial) para realizar ligações automatizadas em massa. Eles são usados por empresas que prestam serviços de telemarketing para cobranças ou ofertas de serviços em diversos segmentos, como telefonia, TVs por assinaturas e operadoras de cartões de crédito, por exemplo. Por ter duração curta, essas chamadas, segundo a Anatel, configuram telemarketing abusivo – também conhecido como spam telefônico. De acordo com o último levantamento da agência, foram registradas 2,47 bilhões de chamadas com duração de três segundos entre 15 e 21 de janeiro de 2023. Isso representou 51% do total das 4,83 bilhões de ligações contabilizadas no país, destaca o UOL.

 

China, Estados Unidos e Japão concentram 82% dos acessos 5G no mundo, segundo pesquisa realizada pela consultoria Omdia. Dos 1,08 bilhão de acessos 5G no final de 2022, 820 milhões aconteceram nesses três países. A discrepância revelada pela pesquisa da consultoria mostra que a tecnologia 5G, lançada comercialmente em 2018, ainda está longe da popularização. E, segundo especialistas, isso só vai acontecer quando o 5G oferecer aplicações interessantes ao consumidor. Alguns dos chamarizes da tecnologia são: melhor experiência com vídeo; uploads mais rápidos; e realidade virtual e aumentada. Porém, as operadoras não parecem aproveitá-los. Isso porque apenas 57% das pesquisadas oferecem pacotes com vídeo 4K e 27% têm pacotes com jogos em nuvem, informa o Olhar Digital.

 


20/03/2023: Garimpo Ilegal / NASA na Agricultura / Sala do Futuro / Lançamento de Foguete / Novo Supercondutor


A Polícia Federal tem contado com a ajuda da tecnologia para planejar as operações de combate ao garimpo ilegal. O sistema usa imagens de satélites para fazer uma varredura em todo o território nacional todos os dias e produz sinais de alerta que são repassados imediatamente aos investigadores, explica o g1. Com as imagens, foi possível monitorar em tempo real o uso de pistas de pouso clandestinas e identificar as áreas com marcas de garimpo mais recentes na Terra Yanomami. Outra tecnologia aliada no combate ao garimpo ilegal identifica a origem do ouro. Ela examina a composição de uma amostra apreendida e consegue apontar com precisão a região de onde o ouro foi extraído..

 

Ser precursora na captação de dados da Terra há tanto tempo deixa a NASA em posição privilegiada em termos de conseguir mapear tendências e entregar informações valiosas para agricultores. Atualmente com 24 satélites em órbita, a agência coleta dados para embasar a tomada de decisão sobre como atuar melhor no planeta. Terras, oceanos, fenômenos climáticos geram informações sobre as interações e impactos no clima, a serem aplicadas na agricultura. Os satélites fornecem informações para orientar os agricultores sobre as melhores formas de produzir alimentos (quando e onde plantar), o quanto irrigar (com redução do uso de água) e as dosagens ideais de insumos para fertilização e defensivos agrícolas. Segundo o Fast Company Brasil, a tecnologia consegue antecipar tendências com duas a três semanas de antecedência, tendo papel de destaque na garantia da segurança alimentar.

 

O governo de São Paulo lançou um aplicativo para controlar as faltas dos alunos nas escolas estaduais e tentar evitar a evasão. A chamada será feita no celular do professor ou no computador e as ausências poderão ser acompanhadas pelo diretor. O aplicativo Aluno Presente faz parte de um pacote chamado Sala do Futuro que será anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e terá outras medidas ao longo do ano, todas ligadas à tecnologia. Inclui ainda uma reformulação da prova bimestral realizada pelas escolas, cujo resultado estará disponível também digitalmente, informa a Secretaria da Educação de São Paulo.

 

Após uma sequência de adiamentos, desde dezembro de 2022, por questões meteorológicas, ocorreu ontem (19), às 14h52 (horário de Brasília), o lançamento suborbital do foguete HANBIT-TLV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.  A proximidade da região com a linha do Equador permite o aproveitamento da velocidade de rotação da Terra, o que reduz a queima de propelente – substância de alto valor responsável pela propulsão do veículo, explica o UOL.  O veículo usado não é tripulado e a tecnologia pode ser utilizada para experimentos. O lançamento faz parte da Operação Astrolábio, resultado da parceria estabelecida entre a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e a empresa sul-coreana Innospace. Apesar de ser o número 500 do CLA, essa é a primeira vez que uma empresa privada realiza essa atividade no Brasil.

 

Cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, desenvolveram um material supercondutor que funciona em temperatura ambiente e em pressão baixa. Nomeado de ‘Reddmatter’, o material pode ser a melhor opção de supercondutividade e revolucionar a tecnologia do setor, reporta o Tecmundo. Em artigo publicado na revista Nature, os cientistas explicam que o material é um hidreto de lutécio misturado com nitrogênio e que pode ser utilizado com temperatura de 20,9 graus e 145.000 psi de pressão. Os supercondutores comuns precisam de temperaturas baixas e de alta pressão para funcionar; o ‘Reddmatter’ funciona em temperatura amena e pressão mais baixa.

 

Produzido por CDI Comunicação

Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP