Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/valorizacao-profissional-no-foco-do-sistema/>.
Acesso em 11/05/2024 às 10h52.

Valorização profissional no foco do Sistema

Campanha estimula cumprimento do piso salarial da área tecnológica

1 de fevereiro de 2024, às 9h24 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Valorizar os profissionais da área tecnológica é o foco do Crea-SP e uma pauta que acaba de ganhar ainda mais força nacionalmente. Foi lançada nesta quarta-feira (31/1), durante  a 1° encontro com os presidentes eleitos para o triênio 2024/2026, a Frente de Valorização Profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua. A nova campanha nacional visa estimular denúncias de concursos públicos que não cumprem com o piso salarial dos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências ou extrapolam nas atribuições das vagas listadas em seus editais. 

A presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, esteve presente na reunião, em Brasília, e comentou a iniciativa. “Aqui no Crea-SP essa já é uma grande preocupação da fiscalização e temos tomado todas as medidas necessárias para intervir e corrigir contratações irregulares. Agora, com a Frente, vamos fortalecer a atuação, reiterando nossa função de defender as profissões”, ressaltou Mackey.  

Em 2023, o Crea-SP conquistou vitórias judiciais, alterando editais de concursos em diversas regiões do Estado, como Guarulhos, Franca, São Vicente, Capivari e Pindamonhangaba, para citar apenas alguns exemplos. “Nossa intenção é compartilhar essas experiências que deram resultado com outros Creas, ajudando a fortalecer o Sistema como um todo. São Paulo e Confea trabalhando juntos pelos profissionais”, completou a presidente do Crea-SP. 

Com a intenção de reunir as informações e denúncias em um só lugar, a iniciativa conta com um site, onde é possível acompanhar o número de ações judiciais protocoladas pelos Conselhos e também acompanhar as atualizações sobre as comunicações feitas pelos profissionais. “Sabemos que essa já é uma prática nos Estados, mas agora vamos fortalecer as ações via Conselho Federal”, explicou o Advogado Geral do Sistema, Leandro Piccino.  

“A campanha busca aproximar o profissional e os cidadãos, convidá-los para serem agentes fiscalizadores de iniciativas que desvalorizem os profissionais”, detalhou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese. “A nova plataforma é uma primeira ação. O próximo passo é continuar a aproximação com agentes políticos para que a gente possa tirar do papel as Leis fundamentais para o fortalecimento da nossa profissão”, completou. 

13º Encontro de Líderes 

O 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece entre os dias 20 e 22 de fevereiro, também na capital federal, foi outra pauta da reunião. O evento, que terá como tema “Construindo caminhos para desenvolver o País”, será pautado na agenda ESG e vai promover  um Fórum de Políticas Públicas, com a presença de parlamentares de todo o Brasil para falar de temas como reforma tributária, saneamento básico, agronomia, habitação, desenvolvimento urbano e infraestrutura. 

“Se estamos falando de um evento que traz como mote central a área tecnológica como pilar de desenvolvimento, precisamos discutir os desafios, barreiras e iniciativas que façam do nosso futuro um espaço mais plural, inclusivo e com oportunidades para todos”, destacou Marchese.  

 

Produzido pela CDI Comunicação, com informações do Confea