Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/semana-do-meio-ambiente-iniciativas-para-sustentabilidade/>.
Acesso em 16/05/2024 às 14h26.

Semana do Meio Ambiente: iniciativas para sustentabilidade

Crea-SP realiza evento para debater preservação ambiental

12 de junho de 2023, às 15h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Da fiscalização para combater irregularidades em áreas de preservação às atitudes práticas que podem ser adotadas no dia a dia para diminuir o impacto no meio ambiente. Estes foram alguns dos tópicos abordados em evento que fez referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Na ocasião, a Sede Angelica abrigou uma programação especial do Crea-SP Capacita com palestras e debates visando a conscientização para preservação ambiental, responsabilidade social e ações sustentáveis para fortalecer a proteção da natureza.

No primeiro dia (5/06), foram destacadas as operações de fiscalização do Crea-SP voltadas para o meio ambiente. Caso das atuações em parceria com a Secretaria de Mudanças Climáticas (Seclima), Grupos de Fiscalização Integrada (GFIs), e a Polícia Militar Ambiental, em ações da Operação Integrada em Defesa das Águas (OIDA), seguindo as metas determinadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Crea-SP é signatário. “Nós fiscalizamos as empresas responsáveis pelas estruturas, analisamos ocupações indevidas do solo em leitos e nascentes e agimos em conjunto com as cidades para definir soluções e proteger o meio ambiente”, afirmou o Eng. Felipe Xavier, chefe da Unidade de Gestão da Inspetoria (UGI) de Osasco. Neste ano, já foram realizadas três operações da OIDA, confira aqui mais detalhes.

Já no segundo dia (6/06), os debates trataram sobre gestão e licenciamento ambiental, a importância dos recursos naturais e sua preservação, projetos que devem ser adotados em favor dos mananciais, cuidado com as florestas e arborização urbana. O Eng. Amb. Alan Romão, um dos membros da Comissão do Meio Ambiente do Conselho, destacou a necessidade de trazer mais capacitações como a realizada com o workshop. “Nós da Comissão lutamos diariamente para promover a capacitação e discussões em relação ao meio ambiente e apresentar ao público a cultura ambiental, além de auxiliar nos exercícios de fiscalização do Crea-SP”, afirmou.

Contribuindo com o debate, o Eng. Mec. Jonas Adorno, vice-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de Itapevi (AEAT), reforçou a importância do trabalho em conjunto com instituições do Poder Executivo e Legislativo. “Essas operações mostram a necessidade de intervirmos em segurança ambiental, junto com a legislação. Esse é o nosso dever civil e moral para levar essa conscientização para a sociedade”, enfatizou.

Em sua palestra, a Eng. Agr. e Geog. Eltiza Vasques, que também integra a Comissão do Meio Ambiente, abordou o licenciamento ambiental, executado pelos órgãos responsáveis, estabelecido pela Lei nº 6.938/81. “Esse processo administrativo é fundamental para controlar os empreendimentos e atividades que causam a degradação ambiental. Para isso, é preciso um estudo dos impactos que possam ser causados na natureza relacionados às práticas operacionais e equilibrar o desenvolvimento dos negócios com as questões ambientais”, explicou.

Além da Semana do Meio Ambiente, o Crea-SP tem adotado práticas sustentáveis no seu dia a dia, como a utilização de cestos de papelão para o descarte de lixo, compensação de carbono em eventos, o uso de carros elétricos para diminuir a emissão de poluentes, entre outros. “É essencial que ações sustentáveis comecem de dentro, para incentivarmos uns aos outros, e assim colaborar com a preservação ambiental. A programação especial organizada pelo Crea-SP Capacita foi uma maneira de destacarmos essa importância, trazendo profissionais da área que expliquem o impacto do tema. O intuito é trabalharmos mais com a Comissão e executar operações de fiscalização em conjunto com instituições que se preocupam com os recursos naturais, para trabalharmos medidas que fortalecem a proteção ambiental”, concluiu o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Para conferir o debate completo, acesse a TV Crea-SP no Youtube.