Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/revista-crea-sao-paulo-discute-equilibrio-termico/>.
Acesso em 20/05/2024 às 20h26.

Revista CREA São Paulo discute equilíbrio térmico

Futuro da área tecnológica também é tema da nova edição

8 de dezembro de 2022, às 14h11 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Como mitigar os impactos da crise climática? Essa pergunta tem sido uma constante para a área tecnológica, que se debruça sobre os desafios da sociedade em busca de soluções criativas e sustentáveis. Para mapear essas iniciativas, debater caminhos e apontar saídas, a 6ª edição da Revista CREA São Paulo pauta temas urgentes como a arborização das cidades para o equilíbrio climático, as transformações do 5G para o País e a fiscalização do exercício profissional em atividades de energia fotovoltaica.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, ressalta o papel das profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências para a criação de cidades mais inteligentes, que sejam projetadas para atender às pessoas, garantindo qualidade de vida para todos. “O momento exige profissionais resilientes, que atuem no desenvolvimento de bons projetos para que os municípios acolham todos os cidadãos, independente de onde estejam. A revista se propõe a ser uma ferramenta de incentivo à discussão, mostrando as principais contribuições da área tecnológica”, observa.

Com isso, alternativas viáveis e aliadas à tecnologia para enfrentamento dos efeitos da emergência climática permeiam as páginas da publicação, como na reportagem de capa sobre arborização urbana. Em estudo, pesquisadores testaram modelagem que chega à conclusão sobre a quantidade necessária de cobertura vegetal para o equilíbrio térmico das áreas urbanas.

Além disso, o crescimento do uso de energia fotovoltaica no Brasil movimenta o Sistema Confea/Crea para defender os profissionais, responsáveis técnicos por projetos e serviços neste campo. O Crea-SP já traz em seu planejamento estratégico a fiscalização do exercício profissional dessas atividades, conforme matéria sobre o assunto. Há ainda temas como a interferência dos pólos magnéticos nas pistas do aeroporto de Guarulhos; o uso da tecnologia na Copa do Mundo 2022 no Catar; o legado dos jovens em soluções criativas para cidades inteligentes; tecnologias de investigação do solo, entre outros.

“A nova edição da revista comprova o comprometimento do Conselho em abordar os assuntos que afetam diretamente a área tecnológica e a sociedade. Assim, expandimos o diálogo com os profissionais, o mercado de trabalho e o meio acadêmico”, destaca a diretora de Educação do Crea-SP, Eng. Agr. Andrea Sanches.

Com periodicidade trimestral, a Revista CREA São Paulo chega a sua 6ª edição com uma reformulação editorial que enfatiza o conhecimento tecnocientífico na cobertura jornalística, o que amplia seu conteúdo e relevância. A nova edição, que é a segunda com essa proposta, consolida o formato apresentado. A publicação é coordenada pela Diretoria de Educação e pelo Colégio de Instituições de Ensino Superior de São Paulo (CIES-SP), com a supervisão da Superintendência de Comunicação do Conselho (SUPCOM). Quer ter o seu artigo em destaque? Saiba como participar aqui.

Confira as edições anteriores na Biblioteca Virtual.