Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/operacao-fiscaliza-area-da-saude-de-sp/>.
Acesso em 28/03/2024 às 05h37.

Operação fiscaliza área da saúde de SP

Conselho verifica responsabilidade técnica em hospitais, postos e clínicas

30 de agosto de 2022, às 16h45 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea-SP promove uma força-tarefa especial de fiscalização do exercício profissional em estabelecimentos de saúde. A ação teve início na última segunda-feira (29) e se estende até sexta-feira (02/09), abrangendo todo o Estado de São Paulo. Neste período, os agentes fiscais do Conselho passarão por hospitais, clínicas e postos de saúde, para averiguar se há profissionais habilitados à frente das atividades técnicas.

Será verificada a manutenção de equipamentos hospitalares, como desfibriladores, monitor cardíaco, ultrassom, incubadoras, sistema de anestesia, unidades eletro-cirúrgicas e radiográficas, mamógrafos, ventiladores pulmonares, bisturis elétricos, entre outros.

A vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, destaca que as profissões da área tecnológica estão vinculadas às diversas atividades essenciais para o funcionamento de estabelecimentos de saúde. “O Conselho garante que haja profissionais habilitados atuando em todo o Estado, o que inclui os serviços em hospitais, clínicas e postos de saúde. Assim, a sociedade estará protegida, pois afastamos leigos das funções que exigem a capacitação técnica”, disse.

Além das especificidades da força-tarefa, a superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Eng. Maria Edith dos Santos, explica que também serão observadas a emissão das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de todas as atividades técnicas relacionadas às Engenharia, Agronomia e Geociências.

A fiscalização do Crea-SP também verifica obras, instalação e manutenção de sistema de segurança eletrônica, do sistema de descarga atmosférica (SPDA), do sistema de ar-condicionado e refrigeração, de gerador, escadas e esteiras rolantes. Além disso, a manutenção das instalações elétricas, hidráulicas, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, entre outros.