Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/novo-programa-mira-na-qualidade-de-soldas/>.
Acesso em 16/05/2024 às 20h12.

Novo programa mira na qualidade de soldas

Crea-SP propõe parceria com ABS para qualificação de engenheiros e tecnólogos

11 de abril de 2023, às 9h35 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

É de se imaginar que a soldagem requeira cuidados específicos por se tratar de uma atividade que utiliza de conhecimentos sobre a interação de elementos químicos, seja pela junção dos metais por calor ou alta pressão. No entanto, é bastante comum encontrar pessoas leigas exercendo esse serviço, o que tem levantado um alerta na área tecnológica.

Para o Crea-SP e a Associação Brasileira de Soldagem (ABS), a preocupação é com a segurança da sociedade. “Não é só soldar. O trabalho de soldagem acaba culminando em saúde pública porque uma solda malfeita pode trazer danos para o saneamento básico e os produtos alimentícios, por exemplo. Essas arestas precisam ser sanadas”, comentou o diretor de Relações Profissionais do Conselho, Tecg. Pedro Alves de Souza Júnior.

As entidades se reuniram na Sede Faria Lima do Crea-SP, com participação do Confea, para buscar soluções que possam promover melhor proteção às pessoas e valorização aos profissionais que atuam com soldagens. Isso porque quem pode exercer a atividade são os engenheiros e tecnólogos, quando certificados para tal.

“Vemos que lá fora (do País) o tema é discutido e aqui ainda precisamos ressaltar a importância da certificação para segurança da sociedade. A Regional de São Paulo, junto à ABS, deu esse pontapé para que façamos uma integração com as diferentes modalidades que a atividade abrange”, explicou o Eng. Lucas Carneiro, conselheiro federal por Roraima, que representou o Confea na ocasião.

Como resultado dessa aproximação, um novo programa de qualificação profissional será focado na especialização dos profissionais de soldagem. “Primeiro, trataremos de ações para qualificar nossos engenheiros e tecnólogos. Em um segundo momento, prevemos uma certificação que coloque esses profissionais em patamares internacionais de conhecimento de solda”, disse o presidente da ABS, Eng. Fernando Lescovar Neto.

Também participaram pelo Crea-SP, o superintendente de Colegiados, Eng. Gumercindo Ferreira da Silva, e o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Eng. Osmar Vicari Filho. Agora, os próximos passos serão voltados para a consolidação da parceria e desenvolvimento do programa.