Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/inovacao-e-capacitacao-para-o-futuro/>.
Acesso em 16/05/2024 às 04h26.

Inovação e capacitação para o futuro

Creas SP e CE debatem tecnologias e cursos para profissionais

11 de abril de 2023, às 9h38 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar soluções inovadoras e aprimorar a capacitação dos profissionais da área tecnológica: essa é a meta do Crea-SP e foi a principal pauta discutida na Live Creas Conectados. A entrevista foi realizada entre o presidente do Conselho paulista, Eng. Vinicius Marchese, e o presidente do Crea-CE, Eng. Emanuel Maia, na última quinta-feira (06/04). O bate-papo abordou diversos temas voltados para os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, como as ações desenvolvidas pelos Conselhos, que oferecem mais inovação e qualificação aos profissionais, a fim de atender as atuais demandas do mercado e gerar mais oportunidades de trabalho.

Dentre os assuntos, os presidentes debateram a importância da implementação de novas tecnologias para facilitar o atendimento e promover o desenvolvimento na profissão. “Dos 350 mil profissionais registrados no Crea-SP, cerca de 150 mil deles ingressaram no Sistema a partir de 2016, ou seja, é uma geração nova de profissionais que precisamos estimular constantemente. Portanto, oferecer soluções inovadoras para otimizar o trabalho deles, além de desburocratizar os serviços, pode servir para motivá-los a exercer a profissão com mais satisfação, e esse é o nosso objetivo”, frisou Marchese.

No Ceará, medidas para agilizar a rotina dos profissionais foram adotadas, como atendimento virtual e a emissão de documentos on-line. “Criamos um balcão virtual de atendimento, onde o profissional tira dúvidas através de salas de videoconferências, aprende como preencher uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e tem acesso à Certidão de Acervo Técnico (CAT) expressa, podendo ser protocolada e emitida de forma imediata e on-line”, contou Emanuel.

Já no caso do Conselho paulista, além de um portal de serviços que reúne as principais ferramentas necessárias para o dia a dia dos profissionais, houve uma evolução no atendimento, com a Minerva, chatbot do Crea-SP, que trouxe mais agilidade às solicitações no site.

Além da inovação nesse sentido, os presidentes compartilharam ideias sobre eventos e palestras que incentivem o empreendedorismo e a capacitação contínua dos profissionais da área tecnológica. O programa Crea-SP Capacita, por exemplo, oferece workshops gratuitos semanalmente e cursos de pós-graduação com descontos através de parcerias com instituições no estado. “Pretendemos ampliar ainda mais nossa plataforma de capacitação para oferecer mais qualificação aos profissionais de acordo com as necessidades do mercado de trabalho, para que tenham mais oportunidades de crescimento e evolução na carreira”, enfatizou Marchese.

Para assistir a Live Creas Conectados completa e conhecer os outros temas discutidos entre o Crea-SP e o Crea-CE, acesse o vídeo aqui.