Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/gestao-de-residuos-no-oeste-paulista/>.
Acesso em 16/05/2024 às 17h55.

Gestão de resíduos no Oeste Paulista

Conselho integra discussão promovida pelo CIRSOP

29 de março de 2023, às 13h43 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os municípios do Oeste Paulista se reuniram pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos da região (CIRSOP) em Regente Feijó na última semana para tratar da prestação regionalizada de serviços de resíduos sólidos urbanos. O encontro contou com participação do Crea-SP e da Mútua-SP, além de envolver importantes órgãos e instituições, como a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), Caixa Econômica Federal, Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e universidades locais.

“O Conselho está à disposição das cidades para o estabelecimento de ações que promovam o desenvolvimento sustentável. A gestão de resíduos sólidos é uma importante pauta dentro do planejamento urbano que deve contar com a expertise dos profissionais da área tecnológica para ser viabilizada da melhor forma possível, sem prejuízos à população ou ao meio ambiente”, afirmou o vice-presidente do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.

Em entrevista à imprensa, o presidente do CIRSOP e prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques, explicou que o projeto discutido é para concessão da gestão à iniciativa privada. “Queremos propor, dentro do Consórcio, audiências públicas para que a população tenha ciência do que está sendo feito. O termo de referência prevê uma futura concessão, mas também a potencialização de associações de catadores e cooperativas e ações de educação ambiental”.

O estabelecimento de uma cobrança de tarifa de lixo, conforme estabelecido no marco regulatório de saneamento básico, será efetivado apenas depois. Enquanto isso, os municípios e demais entidades seguem nas tratativas para abertura do chamamento público, que deve acontecer ainda este ano.