Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/estagio-visita-proporciona-imersao-em-montadora/>.
Acesso em 14/05/2024 às 16h18.

Estágio visita proporciona imersão em montadora

Participantes visitaram a fábrica da Hyundai e a AEAP em Piracicaba

11 de dezembro de 2023, às 12h09 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Quem participa do Por dentro do Crea-SP, programa de estágio visita do Conselho, tem a oportunidade de conhecer de perto várias frentes de atuação do Crea-SP. Nesta sexta-feira (8/12), estudantes e recém-formados dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências viajaram para Piracicaba, no interior paulista, para mais um dia intenso de atividades da quinta e última edição do programa em 2023. Na quinta-feira (7/12), primeiro dia de programação, eles já haviam conhecido as atribuições de cada divisão da autarquia e participaram de uma simulação, atuando como conselheiros, na Sede Angélica do Crea-SP, em São Paulo.

Em Piracicaba, eles foram até a fábrica da Hyundai, que abriu as portas para os estagiários-visitantes conhecerem as instalações onde são feitos os carros da marca e onde funciona também um centro de pesquisa. É lá que quatro universitários selecionados no Desafio Hyundai/Crea-SP, concurso realizado em uma parceria entre o Conselho e a montadora, vão estagiar em janeiro (o resultado acaba de ser divulgado). Quem os recebeu foi o gerente executivo da planta piracicabana, Adm. Marcel Jaworski, que ressaltou as diversas modalidades da área tecnológica presentes no local. “Espero que aproveitem a oportunidade e saiam daqui com aprendizados para usar durante toda a vida”.

Os estudantes conheceram alguns programas implementados, como o projeto de cogeração de energia que possibilita a redução do consumo de gás natural e das emissões de gás carbônico durante o processo de banhos de pintura dos carros. Também foram abordados o ciclo de construção e os principais documentos necessários para a execução de uma obra. “Percam um tempo com o projeto porque, se for bem feito, vai evitar muito problema pela frente. Escrevam até o óbvio”, aconselhou o Eng. Flávio Corrêa, colaborador da Hyundai.

O gerente regional do Crea-SP, Eng. Arthur Alberto Azevedo Ribeiro Neto explicou, acompanhado dos agentes fiscais que integraram o tour, como o Conselho atua em um espaço como esse. “Essa é uma empresa registrada e que desenvolve várias atividades. Fiscalizamos todas de forma orientativa e preventiva”, disse Ribeiro. O agente fiscal Eng. Adolfo Carvalho Franco completou: “Por que vocês devem se interessar por isso? Porque a fiscalização não permite que nenhum serviço seja executado sem a presença de um profissional, que serão vocês”.

Munidos de equipamentos de proteção individual (EPIs), os jovens visitaram ainda as áreas de estamparia, solda e montagem, onde puderam ver, na prática, como um carro é feito. Para o aluno de Engenharia Civil da Anhembi Morumbi, Clecio Santos, de 23 anos, a experiência foi surpreendente. “Passamos rapidamente pelos processos, mas já deu para ver o quanto a organização é fundamental para a produtividade”, comentou. Ele se impressionou também com a quantidade de carros produzidos. “São cerca de 900 por dia, imagina esse número em dez anos”, comentou.

Outro ponto de parada foi a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP). O presidente da AEAP, Eng. Luis Chorilli Neto, também diretor administrativo do Crea-SP, destacou a importância de os futuros profissionais se aproximarem das entidades de classe de suas cidades e regiões. “É por elas que chegam as informações que interessam a vocês”. Ele mostrou as instalações da associação e o espaço CreaLab Coworking, que, segundo ele, evidencia o processo de transformação vivido nos últimos anos em todo o ecossistema da área tecnológica. “Estamos tentando um novo caminho, mais dinâmico, trazendo a juventude para perto e nos adaptando às novas demandas”, afirmou.

O Crea-SP tem estreitado a relação com as quase 200 entidades e associações pelo Estado. “As associações participam, por exemplo, dos conselhos que tomam as decisões nas cidades e por meio delas conseguimos nos aproximar das universidades e prefeituras”, explicou o Eng. Alberto Azevedo Ribeiro Neto. “Quando vamos juntos, pensando na causa coletiva e com conhecimento técnico, conseguimos influenciar decisões. Precisamos ocupar os espaços. Nenhuma cidade vai ser melhor sem engenheiros e tecnólogos”, completou Chorilli.

Foi um momento de troca de experiências e percepções  sobre os problemas de suas cidades e o papel dos profissionais na busca por soluções inteligentes. A estudante de Engenharia Civil da Universidade Gran Tietê Barra Bonita, Beatriz Souza, de 19 anos, aprendeu bastante. “Não sabia que o Crea-SP atuava em tantas frentes, foi realmente um momento para adquirir conhecimento. Saio daqui com outra percepção”, contou. O aluno de Engenharia Mecânica da Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, Jarbas Caldeira Junior, 24 anos, concorda. “Eu não sabia que existia o Conselho e nem o que fazia. Superou as minhas expectativas, foi muito legal. Chegando na minha cidade vou procurar saber sobre a associação mais próxima e ficar mais por dentro do Crea-SP”, disse ele.

Toda a experiência também tem como objetivo preparar os participantes para o mercado de trabalho. Por isso, esta etapa do estágio visita termina no XIV Encontro Crea-SP Jovem, que acontece neste sábado (9/12), no Espaço Immensità, em São Paulo. Este ano, a programação será focada no ingresso dos jovens na profissão, com palestras, um palco para pitchs de empresas da área, a fase final de apresentação de projetos do 2º Hackathon e uma feira das profissões, entre outras atrações.