Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/estagio-visita-concluido-com-sucesso/>.
Acesso em 16/05/2024 às 10h47.

Estágio-visita concluído com sucesso

Estudantes acompanharam plenária de março no último dia do programa

27 de março de 2023, às 11h35 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Ao longo da semana, os universitários dos cursos de Engenharia, Agronomia, Geociências e tecnólogos selecionados para o Por dentro do Crea-SP, o programa de estágio-visita do Conselho, puderam conhecer a estrutura por trás da autarquia federal e viver um dia de agente fiscal. Nesta quinta-feira (23/03), eles concluíram a experiência de imersão com chave de ouro ao participar da Sessão Plenária 2.095/2023 do Crea-SP.

Mas, para isso, antes eles precisaram passar por um treinamento para entender a dinâmica que acontece todos os meses entre os 250 conselheiros que compõem o plenário. Ainda na quarta-feira (22/03), os alunos foram divididos em grupos de acordo com as oito Câmaras Especializadas para simular a tramitação de processos em ambiente eletrônico. “O processo começa na fiscalização. A fiscalização, como vocês viram, verifica se houve infração à legislação profissional e, se constatada a irregularidade, abre um processo para que a Câmara daquela modalidade e a Comissão de Ética possam apurar esse trabalho e investigar o caso”, detalhou o coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-SP, Eng. Agr. Marcos Antonio de Carvalho Lima.

Foi assim que os estudantes relataram e votaram processos-testes com apoio dos coordenadores e membros titulares das Câmaras. “Isso gera em nós a vontade de estar no lugar dos conselheiros também”, contou Izabela Carolina da Silva Benedito, graduanda do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Lins (Unilins).

A proposta de promover um encontro entre as gerações inspirou também os conselheiros. “A iniciativa de trazer os alunos para o Conselho foi muito interessante. Assim, pudemos mostrar para esses futuros profissionais quais atividades o Crea-SP desenvolve e o papel e a responsabilidade que um conselheiro tem ao receber, analisar e julgar um processo”, avaliou o coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM), Eng. Mec. Angelo Caporalli Filho.

Plenária

Em assentos privilegiados no plenário do Conselho, no que eles chamaram de camarote, os estagiários-visitantes viram a prática daquilo que vivenciaram, com leitura de ata, relato de processos, manifestação de conselheiros e votação digital. “A expectativa é muito alta”, relatava André Pinheiro Almeida, que cursa Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), momentos antes da sessão ser iniciada.

E não era para menos, com olhares ansiosos, eles esperavam pelo anúncio do cerimonial que, logo em seguida, chamou por Marina Molina, veterana do 10º semestre de Engenharia Civil da Universidade de Franca (Unifran), convidada a compor a mesa da plenária ao lado dos integrantes da presidência e diretoria para representar os colegas. “Gostaria de agradecer ao Crea-SP por ter aberto as portas para nós nesta oportunidade única, e que foi única para mim, que estou no final do curso. Este projeto é muito importante porque na faculdade muitas vezes não chega o entendimento sobre o que é o Conselho. Então, a minha dica para quem participar das próximas etapas é que aproveite ao máximo todas as informações e dinâmicas”, destacou a futura engenheira.

“Conseguir ter esse acesso que estamos proporcionando aos futuros profissionais permite que eles enxerguem melhor a finalidade do Crea-SP, o que inspira novas lideranças e nos ajuda a buscar melhorias para eles. Isso, com certeza, teria feito diferença na minha formação, por exemplo”, finalizou o presidente Eng. Vinicius Marchese.

Clique aqui para acompanhar os demais destaques da Plenária 2.095/2023 do Crea-SP.