Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/esg-e-pauta-no-desafio-hyundai-crea-sp/>.
Acesso em 19/05/2024 às 18h44.

ESG é pauta no Desafio Hyundai/Crea-SP

Inscrições para participar vão até o dia 11/10

6 de outubro de 2023, às 12h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Minimizar os impactos ambientais e construir um mundo mais justo e responsável para a sociedade são critérios da cultura ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), que tem provocado uma transformação ambiental, social e de governança nos negócios e na vida pública. A tendência está diretamente ligada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o Crea-SP é signatário, com o objetivo de medir a consciência das empresas em relação ao seu comportamento com o entorno.

Engajados em promover essas diretrizes na área tecnológica, especialmente para os futuros profissionais, o Conselho e a Hyundai buscam meios de transformar também a indústria automobilística levando em conta critérios de redução do nível de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e gerando mais segurança e qualidade nas relações de trabalho e na capacitação profissional. É por isso que um dos eixos temáticos do Desafio Hyundai/Crea-SP é ESG. A iniciativa visa soluções inovadoras criadas por estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências que desejam contribuir com o objetivo da empresa em parceria com a autarquia, e quem deseja participar pode se inscrever até o dia 11 de outubro na página do CreaLab.

“É um tema de extrema importância para estimular a formação profissional antenada com o que temos de tendência no mercado e às práticas sustentáveis da nova geração, capaz de renovar o trabalho da área tecnológica”, destaca o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.

Os alunos inscritos no Desafio Hyundai/Crea-SP podem escolher o eixo de ESG entre os outros dois temas disponíveis (carros conectados e indústria 4.0), para desenvolver as suas propostas. O objetivo é oferecer ações de melhoramento do desempenho da montadora, com redução de custos e desperdícios e tratando de mudanças climáticas, eficiência energética, diversidade, inclusão e responsabilidade social e ética.

Os universitários responsáveis pelas quatro melhores ideias ganharão um estágio de seis semanas na Hyundai com tudo custeado pela empresa, e a universidade com o maior número de alunos participantes poderá participar de um tour pela fábrica de Piracicaba.

Mais informações estão disponíveis no site do Crea-SP.