Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/engenharia-nos-200-anos-de-independencia/>.
Acesso em 23/04/2024 às 06h08.

Engenharia nos 200 anos de Independência

Evento de comemoração ao bicentenário destacou atuação da área tecnológica

6 de setembro de 2022, às 12h54 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Perpassar a linha do tempo dos 200 anos de Independência, tendo a contribuição da Engenharia no desenvolvimento do País como foco, e debater passado, presente e futuro do Brasil. Este foi o principal objetivo do evento de celebração do bicentenário da Independência, realizado dia 5/09 pelo Instituto de Engenharia (IE) em parceria com outras entidades, como o Crea-SP, no Teatro SESI.

A vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, Eng. Lígia Marta Mackey, participou da solenidade e destacou a atuação do Crea-SP em diversas frentes, como a fiscalização, que segue batendo marcas históricas. “Em 2022, chegaremos às 400 mil ações de fiscalização, um número nunca registrado. Isso representa o empenho do Conselho em afastar leigos de funções que exigem profissionais habilitados. É uma proteção para toda a sociedade e é responsabilidade do Crea-SP garantir essa segurança nas atividades técnicas”, afirmou.

Representando o Conselho na Arena Passado, o ex-conselheiro e ex-diretor Prof. Dr. Eng. Agr. Valdemar Antonio Demétrio relembrou a instalação do Crea-SP há 88 anos, em maio de 1934, e discorreu sobre os momentos históricos que antecederam a criação dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. Ainda neste eixo, o conselheiro do Instituto de Engenharia (IE), Eng. Civ. João Ernesto Figueiredo, tratou sobre fatos históricos envolvendo a instituição que nasceu em 1916. Sobre a relação com o Crea-SP, exaltou o esforço do trabalho desenvolvido pela Mútua, em prover auxílio aos registrados do Sistema Confea/Crea.

Já para a Arena Presente, o Eng. Roberto Racanicchi, coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC), ressaltou a importância da aproximação dos profissionais com o Conselho, que pode auxiliar no desenvolvimento e no aprimoramento dos registrados.

As profundas transformações que marcaram os anos de existência do Crea-SP foram abordadas pela vice-presidente no exercício da Presidência, que ponderou sobre o tamanho do ecossistema do Conselho, que conta com mais de 350 mil profissionais e 95 mil empresas registrados. “O ritmo acelerado das mudanças e das inovações tecnológicas nos impele a buscar melhorias. Por isso, o Conselho passa por um processo de transformação, que traz uma série de benefícios para os profissionais e a sociedade, como o Crea-SP Capacita e o CreaLab, plataformas criadas para dar suporte e incentivo à área tecnológica”, citou.

Em direção ao futuro

Entre os principais temas tratados nos painéis, a mobilidade urbana ganhou especial destaque na fala dos participantes. A alta demanda social e a necessidade de criação de transportes urbanos inteligentes continuam sendo grandes desafios para as cidades brasileiras.

O economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Domingues, observou que foram instituídos núcleos de estudos socioambientais no âmbito para a sociedade, para estudar os impactos das ações urbanas no meio ambiente. “As cidades precisam ser planejadas conforme as suas realidades”, disse.

O superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Eng. Luiz Carlos Mantovani Néspoli, ponderou que o sistema de transportes é essencial para o funcionamento das cidades, pois mais de 50% da população utiliza o transporte coletivo. Além da importância para a sociedade, Néspoli observou que o sistema reúne diversas Engenharias, como Elétrica, Civil, de Transportes, de Produção e Ambiental, entre outras.

Sobre cidades inteligentes, a vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP acrescentou a série de debates incentivados pelo Conselho durante os Colégios de Inspetores, que levaram o tema para os municípios, com a capacitação dos profissionais para projetos de cidades inteligentes e a produção de diagnóstico com os principais desafios por regiões do Estado. “As profissões do Sistema Confea/Crea estão em contato constante com a evolução tecnológica para trazer soluções cada vez mais inteligentes para as cidades e o Crea-SP participa ativamente deste processo através dessas diversas iniciativas apresentadas aqui”, concluiu.

Também participaram do evento: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer); Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR); Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo); Associação Comercial de São Paulo (ACSP); Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Camargo Corrêa Infra (CCInfra) e Instituto Camargo Corrêa (ICC); Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco); e Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo (Sinicesp).