Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/emissao-de-art-ganha-novas-funcionalidades/>.
Acesso em 29/04/2024 às 15h20.

Entenda as funcionalidades da nova ART

Profissionais já contam com mais possibilidades e agilidade na emissão da ART de Obra/Serviço

15 de abril de 2024, às 16h58 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um documento indispensável para quem trabalha na área tecnológica, pois é por meio dela que ficam definidos os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços. A emissão facilitada, um dos serviços oferecidos pelo Crea-SP, segue sendo aprimorada para facilitar o dia a dia dos profissionais.

Para oferecer uma experiência melhor ainda, foi criado o CreaNet 2.0, que é uma versão atualizada da plataforma onde existe o modelo atualizado de preenchimento e emissão da Anotação, chamado de nova ART. Com a conclusão da fase de melhoria da ART de Obra/Serviço, o sistema agora permite o preenchimento desse documento com diferentes formas de registro e também a escolha de opções de participações técnicas, como co-autor, corresponsabilidade ou equipe-vinculada, entre outras, o que antes só era possível na ART padrão.

Clique aqui para entender as principais mudanças.

Também já é possível mencionar “ART Vinculada por Forma de Registro”, “ART Vinculada por Participação Técnica” e “ART Vinculada por Contrato”, além de ter uma visualização mais completa dos dados de obras e serviços cadastrados.

“Com as demandas da rotina, sabemos que o registro da ART pode ser um desafio e entendemos que a flexibilidade facilita esse processo. Antes, o tempo gasto com o preenchimento era, em média, de oito minutos. Depois das mudanças, reduziu para quatro. Melhor ainda quando existe a  garantia de eficiência, que é o que o Crea-SP tem buscado cada vez”, afirma a presidente da autarquia, Eng. Lígia Mackey.

Por enquanto, as alterações foram feitas somente na ART de Obra/Serviço, que corresponde a cerca de 80% das emissões feitas no Conselho. Mas, em breve, as demais ARTs (Cargo Função, Perícia Judicial, Receituário Agronômico e Múltipla) também devem adotar as melhorias.

“Essas mudanças são importantes porque trazem novas possibilidades para o registro dos documentos”, completa o gerente de Desenvolvimento e Execução de Projetos do Crea-SP, o analista de sistemas Marcelo Pessoa. Segundo ele, as melhorias são contínuas e o módulo ART segue sendo aprimorado para disponibilizar um formulário cada vez mais simples e rápido.