Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-lanca-2o-hackathon/>.
Acesso em 13/05/2024 às 23h08.

Crea-SP lança 2º Hackathon

Nova edição do desafio busca soluções para o registro profissional

8 de novembro de 2023, às 11h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

As criações mais inovadoras que surgem pelo mundo têm, quase sempre, algo em comum: a multidisciplinaridade por trás das ideias desenvolvidas. Sabendo disso e diante do sucesso da primeira edição de um desafio que reuniu profissionais de diferentes áreas em busca de soluções, o Crea-SP abre as inscrições on-line para o 2º Hackathon. O foco, desta vez, está no registro profissional e na desburocratização desse serviço essencial para pessoas físicas e jurídicas que atuam nas Engenharias, Agronomia e Geociências.

“Inovar é um processo compartilhado, que requer pessoas engajadas e dedicadas em um mesmo propósito. Essa é a dinâmica do Hackathon e estabelece um ambiente de competição saudável rico em criatividade e transformação”, comenta o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Jr.

Podem se inscrever, até o dia 3 de dezembro, engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos já registrados, além de estudantes e pessoas de outras áreas de formação, desde que maiores de 18 anos, nas seguintes categorias:

• Área Técnica: Profissionais ou estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e tecnólogos.
  • Desenvolvedores: Profissionais ou estudantes que utilizam linguagem de programação para criar sistemas, sites, aplicativos, interfaces de programação de aplicações (APIs), chatbots etc.
  • Marketing e negócios: Empreendedores, profissionais ou estudantes com conhecimentos em marketing e/ou negócios.
  • Designer UI/UX: Profissionais ou estudantes ligados à área de design, usabilidade de produtos, experiência do usuário e de interface, web design e design em geral.

São disponibilizadas 100 vagas. Depois de inscritos e selecionados, os participantes serão integrados em grupos com a missão de desenvolver protótipos baseados em interfaces digitais, como softwares, sites, aplicativos, chatbots, inteligência artificial, big data, entre outros, com o objetivo de facilitar os procedimentos de registro de profissionais e empresas no Conselho.

Em quatro dias de imersão na problemática do desafio, eles vivenciarão uma live de introdução do programa e esclarecimento de dúvidas, uma etapa de formação de equipes e duas mentorias exclusivas com workshops. A fase final, de apresentação dos projetos, acontecerá no dia 9 de dezembro, durante a 14ª edição do Encontro Crea-SP Jovem, um evento anual que reúne universitários de todo o Estado em debates em torno das principais tendências da área tecnológica, como inovação, empreendedorismo e capacitação profissional.

Os times que apresentarem as três melhores propostas serão premiados com troféus e um prêmio total de R$ 10 mil, divididos em R$ 5 mil para o primeiro colocado, R$ 3 mil para o segundo e R$ 2 mil para o terceiro.

O regulamento completo com mais instruções e as regras de participação está disponível aqui.