Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/crea-sp-estimula-cursos-de-mobilidade-e-transporte-urbano-pelo-estado/>.
Acesso em 20/05/2024 às 06h11.

Crea-SP estimula cursos de mobilidade e transporte urbano pelo Estado

Experiência promovida em Piracicaba deve ser replicada em outras regiões

12 de janeiro de 2023, às 9h32 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na última quinta-feira (5/1), o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, recebeu a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região de Mogi Guaçu (AEARMG) para um intercâmbio de experiências. O encontro serviu para apresentar a iniciativa da AEAP com o curso de mobilidade e transporte urbano, realizado no ano passado por meio de uma parceria da entidade de classe com o Conselho, via termo de fomento de cidades inteligentes.

Com mais de 200 inscritos, o curso entregou 13 sugestões de melhorias nas áreas para a cidade de Piracicaba. A ação agora inspira outras entidades de classe, como a AEARMG, que estuda a melhor forma de colocar a iniciativa em prática em Mogi Guaçu.

Para o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, levar capacitação aos profissionais é um dos principais objetivos das associações. “O termo de fomento foi pensado exatamente para que o Conselho estimule as entidades de classe a promoverem iniciativas que, primeiro, capacitem nossos profissionais e em um segundo momento incentive a criação de projetos que possam ser colocados em prática pelos gestores dos municípios de São Paulo”.

“Queremos também desenvolver um curso de mobilidade para mostrar o quanto a engenharia, profissionais e associações podem contribuir com o desenvolvimento de Mogi Guaçu. O melhor de tudo é que ampliamos nosso relacionamento com a população e a prefeitura, enquanto capacitamos nossos profissionais”, destacou o presidente da AEARMG, Eng. Edson Luiz Martelli.

O Eng. Arthur Ribeiro, chefe da UGI de Piracicaba, falou do orgulho que sentiu com o resultado positivo do curso entre os profissionais e entidades. “É muito bacana ver que nossos projetos estão espelhando outras cidades. Esse é o objetivo da união entre Crea-SP e associações. Afinal, somos um só sistema, que pretende, cada vez mais, agregar valor na carreira dos profissionais e contribuir com o desenvolvimento da nossa sociedade”, concluiu.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da AEAP e coordenador da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) do Crea-SP, Eng. Civ. Luis Chorilli Neto, e o ex-secretário de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Piracicaba, Eng. Jorge Akira Kobayashi.

Saiba mais sobre a iniciativa da AEAP e o termo de fomento aqui.