Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/cooperacao-entre-crea-sp-e-corpo-de-bombeiros/>.
Acesso em 16/05/2024 às 20h37.

Cooperação entre Crea-SP e Corpo de Bombeiros

Integração de sistemas visa agilizar processos contra incêndio

29 de março de 2023, às 8h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No intuito de otimizar os serviços oferecidos à área tecnológica paulista e contribuir para a segurança da sociedade, o Crea-SP tem buscado estreitar relações com outros órgãos públicos do Estado. Com esse objetivo, o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, se reuniu na segunda-feira (27/03) com o subcomandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel PM Victor de Freitas Carvalho, e demais representantes da corporação para tratar de uma cooperação entre as entidades. A reunião aconteceu no gabinete da sede do Comando, situada na Sé, no centro da capital.

Na ocasião, o presidente do Crea-SP contou que o Conselho está buscando inserir a certificação digital para os profissionais da área tecnológica, e que o projeto pode ser aplicado no serviço administrativo do Corpo de Bombeiros. “A certificação digital do Crea-SP pode otimizar os processos contra incêndios. Para isso, precisamos integrar as áreas técnicas de cada órgão”, afirmou.

Marchese também apresentou a demanda levada ao Comitê Multidisciplinar de Relações Institucionais (COMURI), entre o Crea-SP e a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), durante a reunião na Câmara Municipal de Bauru, na última sexta-feira (24/03). A solicitação, feita pelo coordenador da União das Associações dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Centro Oeste Paulista (Unacop), Eng. Gustavo Delgado, reivindica que a análise dos projetos para proteção contra incêndios em Bauru e região, seja realizada por profissionais habilitados.

O subcomandante da corporação, coronel PM Victor Carvalho, avaliou que o estreitamento entre os sistemas resultará em soluções para as cidades e benefícios aos profissionais. “Essa aproximação do Conselho com o Corpo de Bombeiros é muito importante para a troca de informações e a atualização dos profissionais da corporação, que poderão utilizar mais tecnologia e assim melhorar a gestão dos processos de análise, projetos de fiscalização de edificações e vistorias voltadas à proteção contra incêndio, que são procedimentos que visam resguardar a população”, frisou.

Além do presidente do Crea-SP e o subcomandante do Corpo de Bombeiros, esteve presente no encontro, o diretor-geral da Mútua-SP, Eng. Renato Archanjo, que ofereceu a plataforma Mútua Signer para assinatura de documentos eletronicamente. “O serviço de assinaturas digitais pode agilizar o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com o Corpo de Bombeiros”, explicou.

O sistema da Mútua Signer utiliza soluções blockchain, uma tecnologia de registro e segurança que permite a assinatura dos documentos de qualquer lugar. A plataforma está em fase de implantação nos Creas de todo País.