Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/cder-sp-em-campinas/>.
Acesso em 18/04/2024 às 14h27.

CDER-SP em Campinas

Conselho busca cada vez mais se aproximar dos profissionais por meio das entidades de classe

19 de julho de 2022, às 12h11 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP) realizou sua terceira reunião de 2022 em Campinas, na terça-feira (12/07). Com o objetivo de se aproximar cada vez mais dos profissionais, o Crea-SP organizou o encontro no município, com a presença das mais de 180 entidades de classe parceiras do Conselho.

A vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, destacou a importância do relacionamento com as entidades de classe. “Unir nossos esforços para alcançar efetivamente o profissional que está lá na ponta é um dos grandes objetivos do Crea-SP”, afirmou.

Para ampliar o debate sobre a área tecnológica, as associações se dividiram em comitês – decididos na última reunião – para discutir formação, especialização e aprimoramento profissional, além de projetos normativos e assuntos de interesse da área tecnológica.

O coordenador do CDER-SP, Eng. Leandro Azeredo Fogaça, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO), contou que cada entidade de classe teve a liberdade de escolher o tema de interesse. “A ideia é que, até o fim do ano, tenhamos propostas consolidadas com as definições de quais ações poderão ser tomadas, tanto pelas associações quanto pelo Conselho, e como será o desenvolvimento das mesmas”.

São 10 comitês agrupados: inovação e tecnologia, regularização fundiária, construção sustentável, ética profissional, valorização profissional, políticas públicas, reforma residencial e predial, prestação de contas, capacitação e comunicação e fiscalização.

O Eng. Rodrigo Fernandes Moreira, do comitê de reforma residencial e predial, contou que planejam uma cartilha a partir do que foi discutido. “Aproveitamos os pontos em comum para pensar no desenvolvimento de um conteúdo que auxilie profissionais e síndicos nas situações de reformas em prédios”.

No encontro, também houve o lançamento pela Superintendência de Comunicação (SUPCOM) de uma página do Crea-SP exclusiva para as entidades de classe. O ambiente virtual conta com matérias técnicas, calendário de eventos, galeria de fotos, cartilhas e muito mais. O acesso é restrito, mediante cadastro de login e senha feito somente via convite enviado pelo Conselho. Parte do Sistema Confea/Crea, a Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, também expôs seu novo portal.

Ainda na ocasião, o Comitê Multidisciplinar de Arborização Urbana (CMAU) do Crea-SP abriu uma palestra sobre a importância de disseminar as boas práticas de arborização urbana. “O ideal é que cada presidente aqui leve essa palestra para o seu município, multiplicando esse conhecimento”, comentou a coordenadora do CMAU, Eng. Ana Meire Coelho Figueiredo.

Ao final, a engenheira Lígia aproveitou a oportunidade para convidar as entidades para as próximas etapas do Congresso Regional de Profissionais (CRP) nos municípios de Piracicaba, no sábado (16/07) e em Campinas, no dia 30. “Peço que incentivem seus profissionais e divulguem entre seus associados. Esse é o momento de colher sugestões para melhorias na área tecnológica”, finalizou.