Marca do Crea-SP para impressão
Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/area-tecnologica-na-midia-19-12-2022-a-23-12-2022/>.
Acesso em 18/05/2024 às 12h39.

Área Tecnológica na Mídia – 19/12 a 23/12/2022

Confira as notícias do dia

23 de dezembro de 2022, às 12h00 - Tempo de leitura aproximado: 8 minutos

 


23/12/2022: Barragens/ Fazendas Verticais / Crescimento em 2023 / eVTOL


O período de fim e começo de ano é de muita chuva em diversas regiões do Brasil – especialmente nos estados do centro e sudeste do país. Embora seja algo necessário, para aliviar a seca, alimentar os rios e molhar o solo das plantas, que precisam dessa umidade para sobreviver e crescer, a má distribuição das precipitações – parte em consequência do desmatamento e mudanças climáticas – leva à concentração inadequada de chuvas em determinadas regiões. Infelizmente, o resultado pode ser o rompimento de barragens, revela matéria do site Engenharia360, que detalha, ainda, os principais motivos dos rompimentos e como evitá-los.

 

Com mais da metade das pessoas vivendo em cidades, repensar a produção de alimentos, principalmente para atender o contexto urbano, é cada vez mais uma medida essencial. Isso significa, entre outras coisas, encontrar maneiras mais eficientes e sustentáveis de produzir e circular alimentos, usando menos espaço, reduzindo o consumo de água e encurtando a distância que a comida percorre para chegar aos consumidores. Diante desse cenário, e à medida que as mudanças climáticas contribuem para ampliar a escassez de nossos recursos naturais, as tecnologias digitais têm um papel chave para impulsionar grandes mudanças no mundo agrícola. Por meio da plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, por exemplo, já é possível simular, testar e analisar diferentes técnicas agrícolas que inovam e otimizam o uso de recursos naturais. Uma dessas técnicas é a agricultura vertical urbana, informa o blog da engenharia.

 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou na semana passada que prevê crescimento de 2,5% para o setor da construção durante o ano de 2023. A projeção considera o ritmo de três anos consecutivos de expansão do segmento acima da economia nacional, além do ciclo de negócios do mercado imobiliário em andamento e da demanda habitacional sólida, segundo o presidente da instituição, José Carlos Martins, informa o site Grandes Construções. Ele avalia que, nos próximos anos, os investimentos no setor devem permear, em especial, a área de infraestrutura, e que, embora a perspectiva e os números sejam positivos, o crescimento ainda continua 19,6% abaixo do que a atividade já apresentou.

 

A Eve Soluções de Mobilidade Aérea Urbana Ltda (Eve), empresa independente fundada pela Embraer, vai receber R$ 490 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para executar a primeira fase do projeto de produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL da sigla em inglês). Com zero emissões locais, a previsão é de que o veículo esteja disponível no mercado a partir de 2026. Segundo o banco, o veículo, conhecido como carro voador, “será projetado para realizar voos urbanos, com baixos níveis de ruído e maior sustentabilidade na comparação com veículos tradicionais”, informa a Agência Brasil.

 


22/12/2022: Cibersegurança/ Tecnologia Bravo / SCaas


Cibersegurança e TI são temas cada vez mais abordados nas empresas, e se intensificaram nos últimos anos, já que o mundo passou a demandar muito mais do digital. Observando o panorama atual, algumas tendências, como adoção do Zero Trust, aumento de tráfego na rede, carência de profissionais de TI, necessidade no controle de latência e alguns ataques serão destaque em 2023, mostra reportagem do Olhar Digital. Como qualquer exercício de futurologia, as tendências podem ser voláteis. O importante é que as empresas tenham um norte e possam definir sua estratégia de cibersegurança, trabalhando por etapas para implementá-la.

 

A Petrobras iniciou os testes de um equipamento capaz de medir a velocidade e a direção do vento no mar. A tecnologia Bravo, sigla para Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore, possibilita a avaliação do potencial para instalação de parques de geração de energia eólica offshore (no mar, em tradução livre). A Bravo está sendo desenvolvida com recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com os institutos Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e em Sistemas Embarcados (ISI-SE). O projeto, que foi iniciado em 2021 e tem duração prevista de dois anos, terá investimento total de R$ 9 milhões. O uso do equipamento nacional permitirá uma redução de 40% no custo em relação à sua contratação no exterior, mostra matéria da Agência Brasil.

 

Após um período de latência, o projeto de um cartão único multitarefas para o cidadão, que reúne de prontuário médico do SUS a operações bancárias e passagem em pedágios e transporte público, volta a ganhar fôlego. O Cartão Portal SCaas (Smart City as a Service ou Cidade Inteligente como serviço), criado pela Ética Soluções em TI, é resultado do aprimoramento do projeto inicial que se pautava na criação de cartão com serviços integrados entre a iniciativa pública e iniciativa privada. Com o uso da tecnologia e a análise de dados, é possível otimizar as funções da cidade e impulsionar o crescimento econômico, informa o Money Report.

 


21/12/2022: WhatsApp/ Selo Impact


O WhatsApp passou a oferecer aos usuários a possibilidade de desfazer o comando de “apagar mensagem para mim”, até cinco segundos após o conteúdo ter sido eliminado. Segundo Will Cathcart, diretor da empresa, o objetivo da funcionalidade é auxiliar quem gostaria de apagar a mensagem para todos os participantes da conversa, mas apagou somente para si mesmo. A opção de apagar mensagem para todos continua ativa, e não é possível recuperar o conteúdo na conversa após deletá-lo. É possível apagar textos, vídeos, fotos ou qualquer outro tipo de conteúdo enviado em uma conversa particular ou em grupo, informa o Yahoo!.

 

A Fundação Dom Cabral (FDC) e a Innovation Latam lançam a terceira edição do Selo Impact que reconhece as startups da América Latina mais bem avaliadas em relação a ESG. É o terceiro ano consecutivo da pesquisa que considera modelo de negócios, investimentos em startups, maturidade de inovação e práticas reais de ESG. Neste ano, 151 startups receberam o selo de reconhecimento, o que representa 12,5% do total de inscritas na primeira etapa e 60% daqueles que chegaram à etapa final, mostra matéria publicada pela Forbes.

 


20/12/2022:  Axe / Metaverso


O segmento de aeronaves elétricas pessoais está cada vez mais movimentado, com uma lista seleta de modelos próximos de entrar em produção já no próximo ano. Um deles é o Axe, um biposto da fabricante britânica SkyFly Technologies. O veículo aéreo é alimentado por oito motores de 70 kW, dois por cada hélice, pode levar até dois ocupantes a bordo e atinge 160 km/h. A novidade é mais um eVTOL com cara futurista que chega com a promessa de revolucionar o voo pessoal e se tornar um veículo aéreo confiável, informa o Olhar Digital.

 

Ao longo dos últimos anos, as relações de trabalho vêm se modificando com bastante rapidez. Com o início da pandemia, por exemplo, o teletrabalho e o home office avançaram e a atualização de novas práticas e legislações foram necessárias para a adequação dessas relações, conforme vimos com a publicação da Lei 14.442/22. Agora, estamos vivendo o início de um novo espaço virtual, o metaverso, e o seu avanço tem gerado discussões e questionamentos no âmbito das relações de trabalho neste ambiente, discute matéria publicada no Olhar Digital.

 


19/12/2022:  Instagram / Tecnologia Anti-roubo / Janelas Conectoras


O Instagram anunciou novas ferramentas de segurança para os usuários da rede social, mostra o g1. Agora, um formulário simplificado ajudará as pessoas que perderam o acesso à conta, ao mesmo tempo em que seus amigos poderão auxiliar na recuperação ao confirmar sua identidade. Segundo a rede social, essa funcionalidade estava em testes desde o início do ano e já está disponível para todos. A empresa disse, ainda, que está testando emitir um aviso caso um perfil suspeito de estar se passando por outra pessoa ou empresa envie uma solicitação para seguir.

 

A Meizu lançou uma patente que pode ajudar a proteger celulares de serem furtados ou roubados. Segundo a empresa, a tecnologia é capaz de tornar os aparelhos inutilizáveis em caso de furtos enquanto protege os dados de segurança dos proprietários. Depois de ativada, a ferramenta bloqueia o cartão SIM do smartphone e impede a substituição por outro, além de ativar o modo de segurança durante o uso do dispositivo, explica o Olhar Digital. Além disso, os dispositivos travados só podem ser desbloqueados e utilizados novamente pelo titular do aparelho, como consta no cadastro primário e nas informações de segurança. Quando a tecnologia mostrada na patente for acionada, o celular é conectado à internet e fornece a localização exata. Dessa forma, o proprietário pode tentar recuperar o dispositivo, seja ele perdido ou furtado.

 

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia King Abdullah, na Arábia Saudita, avança na criação de uma janela com a mesma função de um modem de internet. Segundo a Época Negócios, a tecnologia filtra a luz natural que atravessa o vidro e usa sua energia para transferência de dados – uma opção verde para comunicações sem fio.Nas janelas, são usadas persianas de cristal líquido (DLS) de célula dupla, que colaboram para polarizar a luz solar, que depois é conduzida para um cabo LAN conectado à borda do vidro inteligente. A inovação é um passo importante para a internet das coisas (IoT), pois facilita a conexão entre aparelhos. No momento, a velocidade de banda larga limite é de cerca de 15-16 Kbps, o suficiente para manter uma casa com usos comuns no Brasil.

 

 

Produzido por CDI Comunicação

Edição: Superintendência de Comunicação do Crea-SP