Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/2o-simposio-nacional-de-cidades-inteligentes/>.
Acesso em 09/05/2024 às 01h34.

2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes

Entrega dos relatórios técnicos para o Estado será nos dias 4 e 5/08

28 de julho de 2023, às 12h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A proposta do Crea-SP com o 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes é abrir um debate público sobre planejamento urbano e qualidade de vida nas 645 cidades do estado de São Paulo a partir da atuação da área tecnológica. Para isso, o encontro tem como destaque a entrega de um conjunto de relatórios técnicos formulados pelo Conselho nos últimos meses, a fim de contribuir com novas políticas públicas.

O evento acontece nos dias 4, das 18h às 22h, e 5 de agosto, das 9h às 17h, no Blue Med Convention Center (Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia), em Santos, e está com inscrições abertas e gratuitas pelo link.

Os documentos a serem apresentados são resultado da interação de mais de 2 mil pessoas, entre engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e sociedade civil, que trabalharam nos temas de saneamento básico, acessibilidade, agricultura, desenvolvimento urbano e habitação, e a participação das mulheres nas profissões, para entender o real cenário de cidades inteligentes em SP e fomentar iniciativas de inovação e transformação dos municípios.

“Identificamos formas de implementação do conhecimento técnico na solução dos problemas da sociedade. Com isso, podemos oferecer projetos viáveis voltados para questões relacionadas à qualidade de vida”, explica o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Por isso, durante o evento, o público é convidado a integrar novamente os grupos definidos pelos eixos temáticos para acompanhar painéis sobre a democratização do desenvolvimento urbano, gestão ambiental, mobilidade sustentável, tecnologias agrícolas, educação inovadora, eficiência energética, potencialidade feminina e outros assuntos que dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes conclui um ciclo de quatro encontros regionais do Colégio de Inspetores, que passou por Sorocaba, Atibaia, São José do Rio Preto e Jaguariúna. A expectativa para a edição de Santos é contar com mais de 3 mil participantes nos dois dias de evento.

Relatório Técnico
Confira o Relatório Técnico do 2º Simpósio de Cidades Inteligentes, que deve auxiliar a gestão pública na elaboração de políticas e ações, e trata sobre seis eixos temáticos: acessibilidade, agricultura, desenvolvimento urbano e habitação, saneamento básico e gestão de resíduos, a participação das mulheres nas profissões e capacitação.
Baixe o relatório