Disponível em <https://www.creasp.org.br/noticias/2a-etapa-do-por-dentro-do-crea-sp/>.
Acesso em 29/04/2024 às 19h14.

2ª etapa do Por dentro do Crea-SP

Estudantes participaram da Sessão Plenária no último dia de estágio visita

19 de maio de 2023, às 11h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Cerca de oitenta rostos novos estiveram no plenário do Conselho nesta quinta-feira (18/05). Eram os universitários dos cursos de graduação em Engenharia, Agronomia e Geociências que concluíam a imersão do Por dentro do Crea-SP, programa de estágio visita, depois de quatro dias de intensas atividades que incluíram apresentações, palestras, visita às Unidades e entidades de classe, fiscalização e simulação da tramitação de processos.

“O que nos fez preencher o formulário de inscrição para estar aqui foi propósito. É isso que nos move e é isso que nos faz ter a força transformadora e o desejo de mudar. Chegamos com muitas dúvidas que foram esclarecidas para que, a partir daqui, possamos ocupar lugares de liderança, crescer e construir o futuro”, declarou a aluna de Engenharia de Biotecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Gabriela de Angelo Gomes, que compôs a mesa da Sessão Plenária representando os colegas.

A estudante falou ainda de como a experiência serviu para desconstruir preconceitos que tinha em relação ao Sistema Confea/Crea e colaborou para a criação de vínculos. “O Crea-SP está formando lideranças agora e ser líder não significa só conduzir, mas ser melhor do que o que já fomos”, concluiu. A exemplo das participantes Ana Clara Azevedo, que cursa Agronomia, e Kauane Larisse de Oliveira Bentis, de Engenharia Florestal. Ambas são da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF) de Garça, mas só se conheceram no programa.

“Temos apenas a opção de ajudar essa geração que está chegando para que a transformação aconteça de verdade. Simples assim. O que queremos é estimular esse sentimento de inconformismo e inovação para que possamos, juntos, encontrar formas de gerar valor para os profissionais que vão ocupar nossos lugares o mais breve possível”, destacou o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

A união dos futuros engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos em relações multidisciplinares amparadas pela tecnicidade e, agora, pela vivência que desvendou o Conselho diante das profissões, se revelou como uma nova formação para os estagiários visitantes. “Não sabia como seria, mas foi maravilhoso. São experiências importantes de conhecimento ampliado e amizades formadas. Fora as dicas dadas pelos conselheiros”, disse Orlando David Jr., da Faculdade de Engenharia da Unesp, campus de Ilha Solteira.

Assim foi encerrada a 2ª etapa do Por dentro do Crea-SP, acompanhe os detalhes no vídeo e siga o Conselho no Instagram para saber das próximas edições.